Krugger Goodwood – Uma café racer bem salgada!

A Krugger Goodwood mostra como uma Buell XB12R pode renascer para se transformar numa café racer bem salgada.

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O estilo café racer está mais do que visto e reinterpretado, mas de vez em quando há alguém que consegue encontrar forma de se destacar neste mundo da personalização e fabrico de motos especiais. E desta vez essa honra fica para a Krugger Motorcycles que aproveitou o motor de uma Buell XB12R para construir uma café racer bem salgada: a Goodwood.

Esta é a história, curta, é verdade, de uma moto que nasceu com um coração americano idealizado por Erik Buell para a XB12R, mas que acabou por ser aproveitado por Frederic Bertrand na sua oficina na Bélgica. A Krugger Goodwood é o resultado de um projeto que demorou cerca de meio ano a ser concretizado.

E o resultado final é uma moto que reinterpreta o estilo café racer numa variante “full metal” industrial.

kruggerIsto porque a Goodwood foi inteiramente fabricada por Fred usando metal, trabalhado à mão, para dar as formas aerodinâmicas e industriais que fazem com que esta criação da Krugger Motorcycles se destaque das muitas café racers que são fabricadas por oficinas de maior ou menor dimensão em todo o mundo.

E dizemos que é uma café racer bem salgada pois a ideia original de Fred foi inspirada nas motos usadas para atingir recordes de velocidade nas icónicas Bonneville Salt Flats, o lago salgado no Utah e que anualmente recebe aventureiros e motociclistas à procura do derradeiro “shot” de adrenalina que é a velocidade pura e dura.

Todo o trabalho foi feito pelo proprietário da Krugger Motorcycles, incluindo a conceção do quadro tubular que envolve o motor Buell bicilíndrico em V pela secção superior, deixando toda a sua mecânica exposta à vista de todos os aficionados que não conseguem resistir a olhar durante alguns minutos para todo o trabalho manual incluído na Krugger Goodwood.

kruggerNuma moto customizada e concebida exclusivamente pela imaginação de um artista do metal, que procurou inspiração nas café racer dos anos 70 do século passado, encontramos um falso depósito de combustível que na realidade funciona como caixa de ar para alimentar o motor V-twin do precioso oxigénio.

Mas então onde está armazenada a igualmente preciosa gasolina?

A reposta está na traseira. Ou, na verdade, nas traseiras! Frederic Bertrand optou por dividir a traseira em duas metades, e são elas que têm como função guardar a gasolina que alimenta o motor americano originalmente concebido para a Buell XB12R e que tem uma potência de 100 cv na sua versão original.

kruggerNão conseguimos descobrir se este V-twin acoplado a uma caixa de seis velocidades sofreu algumas modificações de performance. Mas tendo em conta que a Krugger Goodwood é uma moto pensada para atingir velocidades elevadas nas Bonneville Salt Flats, não é difícil imaginar que Fred instalou algumas peças novas para lhe dar algo mais de potência.

A dividir as duas traseiras encontramos um sistema de escape inclui duas ponteiras elevadas e uma terceira em posição baixa e que aponta os gases de escape pela lateral esquerda do motor.

Uma ideia curiosa, alguns leitores mais atentos até poderão dizer que é perigosa tendo em conta a proximidade dos escapes quentes com a gasolina altamente inflamável, e que mais uma vez resulta da imaginação de Fred que optou por utilizar e moldar a linha de escape em aço inox.

Obviamente as ponteiras superiores estão envoltas em malha de aço que funciona como barreira de proteção térmica para os depósitos de combustível.

As jantes foram “roubadas” a uma Harley-Davidson V-Rod, e o sistema de travagem assinado pela Beringer apresenta como elementos de destaque as pinças de seis pistões, duas à frente e uma na traseira.

Sem dúvida a Krugger Goodwood é uma moto que se destaca das restantes, mesmo quando levamos em conta as propostas mais irreverentes que podemos encontrar nos recordes de velocidade nas Bonneville Salt Flats.