Com a nova 1290 Super Adventure S a estrear-se em 2021, a KTM inaugura uma nova etapa de modernização de design e tecnologia, ambos a colocarem o condutor como ponto fulcral para as soluções agora postas no novo modelo, a terceira geração acima dos 1000 cc.
A KTM 1290 Super Adventure S é assim a mais desportiva e a tecnologicamente mais avançada big-trail alguma vez produzida pela marca de Mattighofen.
Criada para uma utilização polivalente mas com fortes capacidades estradistas, a nova KTM 1290 Super Adventure S melhora ainda mais na sua distribuição de peso e agilidade dinâmica, com uma nova configuração do quadro através do recuo em 15 mm da coluna de direcção e um reposicionamento da secção dianteira do motor.
Constata-se ainda um quadro ligeiramente mais curto e um braço oscilante mais longo alguns mílimetros. O depósito de combustível foi redesenhado e conta com 23 litros de capacidade. Também o sub-quadro foi revisto no sentido de oferecer uma posição mais baixa do banco, proporcionando maior conforto para viagens longas, sendo ajustável em 20 mm na sua altura.
Já em termos eletrónicos, a 1290 Super Adventure S oferece um conjunto de ajudas à condução de nova geração, bem como TFT de 7 polegadas colorido com menus mais intuitivos e com comandos no guiador também redesenhados.
Além dos modos de condução selecionáveis RAIN, STREET, SPORT, OFFROAD e um modo RALLY atualizado (como opcional), a nova Big-Trail da KTM apresenta um sistema inovador, oferecido de série. Designa-se por Adaptive Cruise Control (ACC), e foi desenvolvido em colaboração com a Bosch. Este recorre a um radar que ajusta automaticamente a segurança de distância dos veículos à frente, de acordo com cinco níveis.
O modelo conta com uma uma nova geração da Tecnologia de Suspensão Semiativa (SAT) WP APEX. O SAT possui maior capacidade de amortecimento graças às novas válvulas, enquanto o sensor de ângulo de inclinação 6D trabalha diretamente com a unidade para criar um esquema completo do comportamento do condutor.
Em termos de motor, pontifica nesta 1290 Super Adventure S um bloco LC8 revisto, com 1301 cc, que surge já em conformidade com a norma Euro5. Sob o punho direito ride-by-wire estão 160 cavalos e um binário de 138 Nm, números que fazem jus à tradição e os propósitos “Read to Race” da marca austríaca.
Sabe-se que a nova geração da 1290 Super Adventure S começa a chegar aos concessionários a partir de Março, com um preço indicativo a partir de 19.200 euros para o mercado europeu.
Outros artigos: