Com 19 triunfos conquistados no Rali Dakar, a KTM tornou-se numa força impressionante no que diz respeito à luta pelas vitórias naquela que é a prova rainha do “off road” mundial. A marca austríaca tem vindo a evoluir a sua moto de competição e nos últimos anos até permite ao comum motociclista possuir essa moto, em versão réplica. Agora, e com uma produção limitada a apenas 100 unidades, a KTM 450 Rally Replica, nascida nas dunas, aparece profundamente renovada para 2024.
Com mais de metade das vitórias da KTM no Rali Dakar (10 vitórias) com o seu “nome”, a 450 Rally Replica é uma das motos mais desejadas pelos apaixonados pelas provas de rally raid e que gostam de encontrar o seu destino guiando-se pelo “roadbook”.
Para este ano, e sendo a renovação mais profunda desde 2020, a KTM 450 Rally Replica apresenta novidades a todos os níveis, inclusivamente na parte estética.
O motor monocilíndrico deriva das unidades motrizes desta cilindrada que encontramos nos modelos KTM de motocross e enduro. Neste caso sofre modificações específicas na cabeça do cilindro, a distribuição é do tipo SOHC redesenhada, e tanto a embraiagem como a caixa de velocidades foram reforçadas.
Numa moto de competição, e ainda mais numa moto que enfrenta desafios extremos e temperaturas muito elevadas, a KTM Motorsports, divisão desportiva da marca austríaca que está encarregue de fabricar cada unidade da 450 Rally Replica, teve um especial cuidado do ponto de vista da refrigeração do motor.
Neste caso instala um par de radiadores independentes que ajudam a maximizar o controlo da temperatura ótima de funcionamento do motor monocilíndrico, dando um “boost” adicional de performance.
Acoplado ao motor, e a permitir que os gases de escape consigam sair sem grandes entraves, a KTM optou por manter o sistema de escape completo Akrapovic de competição, naturalmente fabricado em titânio, que ajuda a afinar a reposta do motor em todos os regimes de rotação, para além de manter o peso do conjunto em patamares baixos.
O quadro continua a ser uma estrutura tubular, sendo que neste particular a KTM Motorsports decidiu operar importantes alterações na sua conceção.
Para além de ajustar os parâmetros de rigidez estrutural, nomeadamente afinando a forma como o quadro reage às forças longitudinais e torsionais, mas sem esquecer a estabilidade em linha reta a velocidades mais elevadas, o novo quadro passa a ser hidroformado e com as diversas secções dos tubos a serem soldadas inteiramente à mão nas instalações da KTM Motorsports.
No eixo traseiro um braço oscilante fundido por pressão, em alumínio, complementa a estrutura principal. Este componente foi também especificamente desenhado para a nova 450 Rally Replica, apostando na leveza.
Ainda na parte traseira desta KTM pronta para enfrentar os desafios “off road” mais extremos, encontramos um depósito de gasolina que funciona como sub-quadro, sendo autoportante.
No seu interior consegue albergar nada menos do que 16 litros de combustível, sendo que na dianteira dois depósitos, de 9 e 9,5 litros, elevam a capacidade máxima de combustível para 34,5 litros, conferindo a esta 450 Rally Replica uma autonomia impressionante para as longas tiradas no deserto.
As novidades continuam no departamento da ciclística.
A suspensão dianteira fica a cargo de uma forquilha WP XACT Pro 7548 com, com bainhas de 48 mm e tecnologia de válvula cónica, fixas a mesas de direção maquinadas, com sistema PHDS e amortecedor de direção Scotts. Na traseira encontramos um monoamortecedor WP XACT Pro 7750.
Refira-se que estas suspensões da KTM 450 Rally Replica são, obviamente, totalmente ajustáveis, sendo que os “settings” base que são ajustados pela KTM Motorsports são definidos de acordo com as afinações utilizadas pelos pilotos de primeira linha como Kevin Benavides e Matthias Walkner.
Esteticamente mais agressiva, mais afilada, a nova 450 Rally Replica conta com uma carenagem dianteira redesenhada, que ajuda a proteger melhor o piloto, em particular quando este conduz sentado.
Por detrás da proteção dianteira, e onde encontramos um conjunto de luzes que melhora a iluminação em 33%, perfeito para conduzir momentos antes do Sol nascer ou do por-do-sol, está também fixa uma torra de instrumentação mais leve, mas mais resistente aos impactos.
De fábrica inclui suportes para instalar um “roadbook” digital.
Quanto a disponibilidade, e tendo em conta que a KTM anuncia que apenas serão fabricadas 100 unidades, aconselhamos a contactar o concessionário da marca austríaca mais próximo de si para reservar já a sua.
O PVP em Portugal desta 450 Rally Replica de 2024 não foi ainda oficialmente revelado, mas acreditamos que não será muito diferente dos valores praticados em versões de anos anteriores, que rondavam os 32.000€.
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