A KTM 490 Adventure será realidade no futuro? Essa é uma possibilidade quase certa. Pelo menos de acordo com alguma imprensa internacional.
Mas para contextualizar esta questão, refira-se que em Dezembro do ano passado, numa entrevista à SPEEDWEEK, Stefan Pierer, CEO da KTM, referia que o construtor conta limitar a sua produção de motos apenas com propulsores de um ou dois cilindros. Na mesma ocasião, o líder da casa de Mattighofen confirmava que a sua parceira indiana Bajaj estaria a desenvolver um bicilíndrico de 500 cc. Mais adiante, noutro momento da conversa, o líder da KTM assumia ainda a 790 Adventure como o modelo do momento e a expectativa de vender 15000 unidades em 2019. Na frase seguinte, assumia também a importância e o crescimento do segmento médio no mercado global. Sobretudo nos países emergentes, situados no continente asiático. Onde a “fatia mais apetecível” está entre os 500 e os 800 cc.
As cinco 490
Agora a revista online Indian Autos Blog refere que uma nova gama KTM 490, dotada de um bloco de dois cilindros em linha com 500 cc estará a caminho. Portanto, na forja estarão não só uma KTM 490 Adventure, como também uma 490 Duke, e uma 490 RC. Bem como uma 490 Supermoto (SMC?) e ainda uma 490 vocacionada para enduro (EXC?).
De acordo com aquela fonte de imprensa, o processo de desenvolvimento do motor encontra-se neste momento pronto para produção em massa. Portanto, a julgar pelas palavras de Stefan Pierer em Dezembro passado, tudo leva-nos a crer que a 490 Adventure pode ser mesmo o modelo de estreia da gama. E pelo que avança a Indian Autos Blog não tardará muito a surgir no mercado.
Ainda de acordo com a mesma, o bicilíndrico em linha terá refrigeração líquida, duas árvores de cames e oito válvulas. E contará com uma potência entre os 55 e os 60 cv. Será relativamente barato de produzir. Portanto, esta nova gama média da KTM será inegavelmente muito apetecível em vários mercados orientais.
A confirmar-se esta conjuntura é bem provável que já no Salão EICMA 2019 surja uma KTM 490 Adventure. E/ou outros modelos da gama 490. Ou pelo menos a unidade motriz que os irá animar. Mas a pergunta que se impõe é se esta gama estará destinada apenas à Ásia. Ou pelo contrário, será também comercializada na Europa? Outra questão que seria oportuno colocar-se é se há algum plano para integrar a base deste motor nas roadsters da “monocilíndrica” Husqvarna? Em breve saberemos.
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