A muito esperada 790 Adventure foi apresentada em Milão com duas versões, a Adventure e a Adventure R. Estes são os novos modelos turístico-aventureiros da marca austríaca, que vêm complementar a família já composta pelas 1290 Adventure (que recebem novas cores) e 1090 Adventure.
As KTM 790 Adventure e Adventure R recebem o motor LC8 de dois cilindros já usado na 790 Duke, mas com diferentres mapas de gestão para beneficiar o binário em regimes mais baixos. Com potência máxima anunciada de 95 cv, a KTM reivindica ser suficientemente económico para fazer mais de 400 km com o depósito de 20 litros de combustível.
Tal como as restantes Adventure, o motor é montado num quadro em treliça e com suspensões com capacidade para todo-o-terreno.
As diferenças
Embora ambas estejam aptas a encarar o fora de estrada a Adventure R é a melhor equipada neste sentido, sendo neste campo que as duas versões diferem: ambas usam jantes de 18 polegadas atrás e 21 à frente e suspensões WP, mas a Adventure tem curso de 200 mm atrás e à frente, enquanto que a R tem curso de 240 mm em ambos os eixos. A Adventure R é mais alta, com uma distância livre ao solo de 263 mm, e assento a 880 mm de altura, valores que para a Adventure são de 233 mm e 850 mm, respectivamente. A Adenture R tem assento único, sendo de duas peças na Adventure, guarda-lamas dianteiro alto, vidro dianteiro mais curto e pneus mistos (Metzeler Karoo 3).
A KTM promete uma moto ágil e com um baixo centro de gravidade, declarando 189 kg a seco.
Tal como os restantes elementos da família, as 790 Adventure vêm equipadas com os mais recentes sistemas electrónicos de ajuda à condução, como MTC (controlo de tracção), Cornering ABS, Off Road Ride Mode e Off Road ABS. No caso da Adventure R tem ainda o Rally Mode, com o qual o piloto pode adequar o nível de derrapagem da roda traseira em 9 níveis. Qucikshifter e Cruise Control são opcionais em ambas as versões.
KTM 690 SMC R
A KTM decidiu recuperar a sua Supermoto. A 690 SMC R está de regresso bastante modernizada. Equipada com o motor LC4 monocilíndrico de 690 cc, agora com 74 cv de potência máxima, a SMC R conta com dois modos de condução (Street e Sport), Cornering ABS, MTC, e quickshifter e ainda um modo Supermoto ABS, para permitir as escorregadelas em curva. Estética e ergonomia actualizadas completam o conjunto.
A 690 Enduro R beneficia da mesma actualização do LC4; conta também com novo quadro e suspensões WP Xplorer derivadas dos modelos EXC.