Desenvolvida com o ADN de competição da KTM, a 790 Adventure R é uma moto de todo o terreno equipada para os terrenos mais extremos. Tendo em mente os utilizadores de fora de estrada mais exigentes, equilibra a potência de um motor de dois cilindros com a leveza e agilidade de uma monocilíndrica. Garante uma grande autonomia sem sacrificar a maneabilidade, com um motor compacto suave e fiável. Junta-se a esta base a possibilidade de aceder a zonas mais distantes em complicadas graças a facilidade de utilização, às ajudas electrónicas e a excelente ergonomia.
Motor, a base da KTM 790 Adventure R
O LC8c é o motor mais compacto da sua categoria é a versão usada na 790 Adventure foi especialmente adaptada para as necessidades das aventuras no todo-o-terreno mais duro com o mínimo de vibrações graças a dois eixos de equilíbrio e um peso muito baixo. A sua potência máxima é de 95 cv, tem uma evoluída electrónica e estima uma autonomia máxima de 450 km, características que nos dão liberdade para explorar terrenos recônditos. A suavidade do seu funcionamento e os amplos intervalos entre manutenções (cada 15000 km), garantem que podemos rodar descontraidamente por longas distâncias. Na cabeça encontramos oito válvulas comandadas por duas árvores de cames, cujos perfis foram desenvolvidos para dar ao motor uma resposta cheia, com muito binário desde cedo. O sistema de escape utiliza um silenciador intermédio para ajudar centralizar as massas, o que permite ter um silenciador final mais ligeiro, além de maximizar a distância ao solo. Durante o desenho deste modelo houve uma grande preocupação em ter o filtro de ar numa posição na qual fosse fácil aceder-lhe. A caixa de ar está colocada debaixo do assento, com a admissão de ar na traseira da moto o que significa que se tem apenas de tirar o banco para aceder ao filtro. É assim fácil limpa-lo mesmo no meio de uma volta.
Ciclística
Não há qualquer dúvida que a KTM 790 Adventure foi desenhada para poder conquistar qualquer façanha, e para tal o leve, compacto e resistente quadro de treliça em tubos de aço cromo molibdénio tem uma particular responsabilidade. Um amortecedor de direcção garante uma grande ajuda na manutenção da estabilidade, enquanto que a robustas jantes, de 21″ na frente e de 18″ atrás são o garante das melhores prestações fora de estrada. A geometria da estrutura foi desenvolvida para oferecer o máximo de maneabilidade e conforto nas longas tiradas, com inquestionáveis capacidades de off-road. O motor é usado como membro de reforço do quadro, ajudando a reduzir o peso e tornando o conjunto mais compacto. O braço oscilante em alumínio tem um desenho muito característico optimizado para ter rigidez e estabilidade, mantendo a necessária flexibilidade. O amortecedor está a ele ligado de forma directa, simplificando o sistema. O subquadro, embora sendo leve e compacto, foi pensado para suportar os terrenos mais duros com a moto carregada.
Ergonomia e conforto
A KTM 790 Adventure R tem diversas possibilidades de afinação para aumentar o conforto de cada utilizador, incluindo diferentes opções de altura de assento e seis diferentes posições de montagem do guiador. O depósito com um desenho baixo, que ajuda a baixar o centro de gravidade, melhora a maneabilidade e permite que nos movamos de forma mais livre em cima da moto. O guiador em alumínio além de garantir um bom controlo da direcção pode ser ajustado em seis posições diferentes com 30 mm de movimento, permitindo um melhor ajuste para cada pessoa. Todo o desenho das peças plásticas da moto foi pensado com base na moto de fábrica de forma dar uma boa protecção permitindo ser esguia para a utilização fora de estrada e o baixo peso que é procurado.
Electrónica
A instrumentação deste modelo tem como base um painel de TFT de 5″ onde se tem fácil acesso a uma grande variedade de informação e de onde se configuram muitos dos sistemas electrónicos. Quando nos encontramos em situações mais delicadas o ABS, controlo de tracção (MTC) e os modos de condução, são auxiliares inestimáveis, especialmente quando estes são eficazes. Estes sistemas são sensíveis ao ângulo de inclinação da moto e reage de forma imediata caso a velocidade de rotação de uma das rodas saia dos parâmetros considerados normais. O “Rally” mode permite ter-se acesso directo às configurações destas ajudas de forma a afinar os seus comportamentos mais ao nosso gosto e nível de conhecimento de pilotagem. O controlo de tracção está desenvolvido para ter uma actuação muito precisa e praticamente imperceptível, regulando a abertura do acelerador de forma a que o escorregar da roda traseira esteja de acordo com o modo de condução escolhido. Este controlo pode ser desligado por completo. No caso do Cornering ABS, este vai adaptando a força de travagem à inclinação da moto, para facilitar a sua inserção em curva. No caso de se seleccionar o Offroad ABS, este sistema deixa de actuar na roda traseira, que a poder ser bloqueada, e o sensor de inclinação também deixa de actuar. Este é um modelo que irá de certeza mudar muitas crenças no mundo da aventura e do offroad.