A gama 890 da KTM apresenta-se aos motociclistas nas mais variadas formas e feitios. Por exemplo, ainda recentemente a revista MotoJornal deu a conhecer aqui todos os detalhes da nova KTM 890 Duke R para 2022 que antecede a chegada da mais exótica 890 Duke GP. Mas a realidade é que a variante aventureira é das mais procuradas pelos motociclistas. E é a pensar neles que em 2023 teremos uma nova gama KTM 890 Adventure com muitas novidades!
Um conjunto de fotos espia recentes mostram como será a gama KTM 890 Adventure. A maior e mais surpreendente novidade é a chegada de uma versão equipada especificamente para pisos de asfalto.
Leia também – Novas aventureiras: KTM 890 Adventure R e 890 Adventure R Rally
Conforme podemos verificar nas fotos espia, esta nova versão estará equipada com jantes de 17 polegadas cobertas por pneus Continental para asfalto. Esta receita segue os passos já dados com a chegada da mais poderosa 1290 Super Adventure S, que também trocou os pisos de terra pelo asfalto mais liso.
Não se sabe ainda qual será a denominação desta novidade absoluta. Talvez a KTM opte por definir esta moto como uma 890 Adventure S. Ou, para os mais saudosistas, esta pode inclusivamente ser a ocasião para a marca de Mattighofen fazer regressar a SMT que durante alguns anos pontificou na gama austríaca e deu que falar pelas suas capacidades dinâmicas que misturavam um pouco de ADN de uma supermoto com características de uma moto “adventure” para viajar em conforto.
Um ponto bastante interessante nesta suposta KTM 890 Adventure S ou SMT é a sua frente. Mais precisamente toda a zona de integração da ótica. Este elemento mantém o design dividido tal como as já conhecidas 890 Adventure ou Duke. Porém, neste caso, a KTM criou uma carenagem aerodinâmica que rodeia a ótica, criando assim uma melhor integração deste elemento no conjunto.
Apesar de nas fotos espia a KTM 890 Adventure S ou SMT não apresentar um para-brisas, é fácil perceber pelas imagens que existe um suporte para o fixar. Será, certamente, mais contido em dimensões do que o mesmo elemento nas restantes versões 890 Adventure. Mas mesmo assim, esta estradista deverá garantir a proteção aerodinâmica necessária para percorrer largas distâncias em conforto.
Quanto à restantes KTM 890 Adventure e Adventure R, tudo indica que em termos de motor e chassis não deverão existir grandes alterações. É possível perceber pelas fotos espia que a R mantém o quadro tubular em treliça pintado de branco, tal como suspensões com maior curso, assinadas pela WP.
Já a carenagem que começa na ótica dianteira e se prolonga pelas laterais do depósito é também aqui utilizada, sendo de destacar que mais abaixo, na zona do motor, encontramos agora um “spoiler” mais volumoso e acompanhado por uma proteção de cárter em alumínio também ela a proteger maior área do motor.
Quanto a data de início de comercialização desta renovada gama KTM 890 Adventure, e apesar de estarmos ainda nos primeiros meses de 2022, tudo indica que a chegada aos concessionários está prevista para final deste ano ou inclusivamente início de 2023. A apresentação mundial deverá acontecer no último trimestre do ano.