A marca austríaca acaba de apresentar mais uma novidade que integra a sua família de nakeds de média cilindrada. Após a chegada há pouco tempo da nova 890 Duke R, a KTM 890 Duke GP é a novidade que se segue e que aqui ficamos a conhecer em detalhe.
Esta 890 Duke GP é a versão mais “espigada” da naked de Mattighofen e a que mais se aproxima da KTM RC16 de MotoGP. A nível estético esta variante destaca-se pela utilização de um esquema de cores e decoração exclusiva derivada de MotoGP, com o tradicional laranja mas que aqui ganha maior preponderância.
O estilo agressivo é reforçado com as jantes agora pintadas de laranja, e que combinam na perfeição com a nova tampa do assento traseiro. Uma clara demonstração de que a KTM 890 Duke GP é uma moto perfeita para enfrentar uma estrada de curvas a alta velocidade.
O motor bicilíndrico LC8c desenvolve 115 cv e 92 Nm de binário máximo. Suficientes para facilmente garantir enormes doses de adrenalina aos comandos desta naked ágil e leve, com uma ciclística desenvolvida para desenhar as curvas como uma precisão cirúrgica de um bisturi. Aliás, a própria KTM define a 890 Duke como um bisturi.
As qualidades dinâmicas desta novidade austríaca são garantidas pelas suspensões WP APEX, totalmente ajustáveis, para uma leitura perfeita do asfalto. Por outro lado o sistema de travagem conta com a assinatura dos especialistas da Brembo, o que significa que o condutor da KTM 890 Duke GP tem à sua disposição as “armas” necessárias para enfrentar qualquer batalha em estrada… ou até nas pistas!
Do ponto de vista do pacote eletrónico encontramos um conjunto de opções que elevam o patamar da 890 Duke GP. O condutor poderá selecionar um de três modos de condução que vêm instalados de série. Aos modos Rain, Street e Sport a KTM permite adicionar ainda o modo Track, este apresentado como opcional.
O pacote eletrónico instalado nesta moto permite selecionar individualmente os modos de intervenção do controlo de tração, “anti-wheelie”, e ainda a sensibilidade do acelerador eletrónico “ride-by-wire”. A travagem para além de contar com ABS sensível à inclinação disponibiliza ainda um modo Supermoto, em que o ABS deixa de funcionar no eixo traseiro permitindo uma condução ainda mais espetacular e agressiva.
De referir que todas as opções e ajudas eletrónicas à condução são controladas por uma plataforma de medição de inércia 6D.
Para mais informações sobre a nova KTM 890 Duke GP contacte o concessionário da marca mais perto de si.
Em relação a preço e disponibilidade desta Duke GP, a revista MotoJornal irá atualizar este artigo assim que for possível confirmar estas informações.