A KTM, mantendo-se fiel ao seu lema “Ready to Race”, continua a expandir a sua presença no mundo das duas rodas e, em particular, no segmento mais desportivo. Embora os modelos de estrada da casa austríaca sejam mais focados nos segmentos de aventura e naked nas cilindradas maiores, a verdade é que o ADN de competição está bem vivo em Mattighofen como comprova a edição limitada e “track only” RC 8C. E em breve teremos o regresso das desportivas de maior cilindrada à gama ‘laranja’, pois foi hoje revelada oficialmente a nova KTM 990 RC R.
Anos depois do presidente da marca, Stefan Pierer, ter-se afastado do segmento superbike, referindo que a sua KTM não tinha interesse em prosseguir a procura de potência das superdesportivas atuais de 1000 cc (ou mais), referindo-se a essas motos como sendo ‘perigosas’ para o comum motociclista usar em estradas públicas, e com isso terminou com o projeto RC8, ficámos agora a saber que o futuro da marca passa por uma supersport que ‘bebe’ muitos dos conhecimentos obtidos pela KTM no seu projeto RC16 de MotoGP.
A nova KTM 990 RC R, e que também estará disponível em variante apenas para uso em pista com denominação Track, de momento apenas existe ainda numa versão protótipo que está a ser usado para que os engenheiros da marca austríaca realizem as últimas afinações.
A KTM refere no seu comunicado que a 990 RC R está há vários anos a ser preparada, e que será uma proposta que servirá para colmatar a ausência da marca num segmento que ultimamente tem vindo a ganhar algum destaque com a chegada de motos desportivas com motor bicilíndrico de cilindrada intermédia, e com ergonomia adaptada a uma utilização em estrada, mas sem esquecer as visitas ao circuito.
A versão homologada para estrada da 990 RC R dará uso a uma versão atualizada do motor LC8c, dois cilindros em linha, que de acordo com a KTM pesa 57 kg. A performance desta unidade motriz foi trabalhada e de fábrica vai disponibilizar uma potência máxima de 128 cv, sendo que o binário máximo será de 103 Nm às 10.500 rpm.
A caixa de seis velocidades é controlada por um sistema de quickshift que poderá ser usado em padrão ‘convencional’ de estrada, ou caso a 990 RC R seja usada em circuito, e para facilitar o acionamento da caixa nesse ambiente, poderá ser invertida sem necessidade de grandes modificações. Essa possibilidade estará disponível de fábrica.
O sistema de escape que vai permitir ao renovado LC8c da 990 RC R soltar a sua sonoridade e ferocidade, é totalmente novo, fabricado em aço inox.
A estrutura principal do quadro mantém a tradicional arquitetura de tubos a formar uma estrutura tipo treliça. Os tubos são de aço, tendo a KTM realizado afinações específicas na geometria e robustez do chassis de forma a garantir um comportamento verdadeiramente desportivo a esta moto.
Isso é particularmente notório ao nível da distribuição de pesos, com mais peso a ser ‘colocado’ na roda dianteira para que o condutor da 990 RC R consiga sentir melhor o que a moto está a fazer através de uma ligação mais direta à direção. Por outro lado, a coluna de direção tem um ângulo de 25 graus, descentrada, para oferecer uma resposta mais reativa.
Na traseira e acoplado ao quadro principal encontramos um subquadro fabricado em alumínio fundido por pressão.
A ciclística, pelo menos nas informações que a KTM decidiu revelar para já, fica completa com recurso a forquilha WP Apex de cartucho aberto, totalmente ajustável, jantes fundidas cobertas por pneus Michelin, enquanto o depósito de combustível foi desenhado para permitir ao condutor da 990 RC R sentir-se melhor integrado no conjunto, mas sem limitar os seus movimentos em situações mais extremas, como por exemplo curvar em circuito.
O tema da aerodinâmica é aqui também muito relevante. E esta supersport da KTM eleva o patamar.
E consegue fazer isso ao recorrer às opções aerodinâmicas, ou parte delas, que hoje em dia podemos ver na KTM RC16 de MotoGP. Nomeadamente as grandes asas dianteiras a ladearem uma grande entrada de ar central. O pacote aerodinâmico da nova 990 RC R foi trabalhado com recurso a inúmeras horas a testar e afinar os apêndices aerodinâmicos em túnel de vento.
E, como já referimos, será também possível transformar esta moto desportiva de estrada numa verdadeira moto de competição.
Os clientes vão poder recorrer ao catálogo de acessórios KTM e criar a sua própria 990 RC R Track.
Esta variante estará despojada de todos os elementos obrigatórios para a sua utilização em estrada, recebe diversos componentes de proteção, é alvo de pequenas afinações por parte dos especialistas da KTM, e recebe um novo conjunto de carenagens específicas e, claro, um sistema de escape completo para extrair do motor LC8c o seu máximo potencial.
De acordo com a KTM, em breve vamos poder acompanhar as últimas etapas do processo de desenvolvimento da 990 RC R. Serão partilhados nos canais digitais da marca austríaca vídeos com o protótipo a mostrar o que consegue fazer.
Quanto a data de lançamento, essa data também já é conhecida: início de 2025.
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