KTM anuncia saída de Mike Leitner

Mike Leitner, o diretor da equipa Red Bull KTM Factory Racing, está de saída depois de frustrados os objetivos da marca austríaca na temporada de 2021 do MotoGP.

A Red Bull KTM Factory Racing anunciou oficialmente a saída do chefe de equipa, Mike Leitner, após um final decepcionante do Campeonato Mundial de MotoGP de 2021. O austríaco de 59 anos desde há 7 anos que estava presente na garagem da marca laranja no MotoGP, aquando da sua chegada à classe rainha em 2015.

Não houve ainda nenhuma palavra oficial sobre a substituição de Leitner, no entanto a imprensa especializada internacional já dá como certa a contratação do atual chefe da Ducati Pramac Racing, Francesco Guidotti, para liderar a estrutura de competição da KTM no Mundial de Velocidade.

Leitner veio originalmente do Departamento de Competição da KTM e ajudou a construir a equipa de testes que começou a trabalhar na KTM RC16 em 2015, e depois, na equipa oficial da Red Bull KTM MotoGP, que se apresentou pela primeira vez na grelha de partida no final de 2016, em Valência.

Desde 2017, tem sido uma parte importante na gestão e organização da marca no MotoGP, tendo como resultados cinco vitórias e 13 troféus em menos de meia década de competições nos GP de Velocidade.

Mike Leitner, recorde-se, foi um dos obreiros do primeiro pódio da KTM com o terceiro lugar de Pol Espargaro, no Grande Prémio de la Comunitat Valenciana, em 2018. Em 2020, esteve na primeira vitória da KTM, registada por Brad Binder na República Checa, e também celebrou os três triunfos alcançados por Miguel Oliveira na Áustria, Portugal e Catalunha, nas duas últimas temporadas.