KTM compra 25,1% da MV Agusta

Os rumores passaram a realidade e a KTM AG adquire uma grande percentagem do capital da MV Agusta.

Quando em setembro passado a KTM Norte América chegou a um acordo de parceria estratégica com a MV Agusta, acordo esse que previa a distribuição dos modelos da casa de Varese nos mercados Americano, México e Canadá, muitos motociclistas rapidamente pensaram que algo mais estaria para ser anunciado.

Depois, no final de outubro, um rumor divulgado por um portal italiano Mister Helmet, dava conta que a KTM AG, uma subsidiária do gigantesco grupo Pierer Mobility AG, liderado por Stefan Pierer, estaria perto de anunciar a aquisição da MV Agusta. Um rumor que apenas alguns dias depois se torna realidade!

Através de um curto comunicado enviado à imprensa, a KTM AG e a MV Agusta confirmam o que já se suspeitava: a marca austríaca vai adquirir 25,1% do capital da marca italiana, sendo que essa aquisição será concretizada através de um aumento de capital. O valor total deste negócio não foi divulgado.

Se acreditarmos no mesmo rumor inicialmente divulgado pelo portal Mister Helmet, esta aquisição da MV Agusta por parte da KTM, que será concretizada em novembro deste ano, será apenas o primeiro passo numa estratégia por parte da empresa de Stefan Pierer que inclui a aquisição total da marca italiana num futuro próximo.

mv agustaE ao certo o que significa esta aquisição de uma parte da MV Agusta?

Se nos guiarmos novamente pelo comunicado conjunto que recebemos hoje, 3 de novembro, este acordo permitirá “Providenciar à MV Agusta uma cadeia de fornecimento e a tomada de controlo das aquisições. Além disso, no decurso desta cooperação, a MV Agusta vai distribuir, de forma parcial, a sua gama através da rede global de distribuição da Pierer Mobility AG”.

Stefan Pierer e a sua KTM conseguem assim, finalmente, adquirir uma marca italiana de prestígio mundial e com um legado histórico assinalável.

Recordamos que durante algum tempo o líder máximo da KTM – e do grupo que inclui marcas como Husqvarna e GasGas – tentou chegar a acordo com os alemães do grupo VAG, para adquirir a Ducati. No final de 2020, Pierer anunciou que, mesmo depois de terem avançado muito nas negociações, não foi possível chegar a acordo e a aquisição ficou sem efeito.

Depois, já em 2021, o mesmo Stefan Pierer chegou a ser confrontado com o seu desejo de adquirir uma marca italiana para a sua “coleção”. E, mais precisamente, sobre se estaria interessado em adquirir a MV Agusta. Nessa altura o responsável austríaco respondeu que essa possibilidade não se colocava, justificando a sua recusa em comprar a MV Agusta com o facto de ser uma marca demasiado pequena em termos de volume de negócio.

Agora, pouco mais de um ano depois, Stefan Pierer terá mudado de ideias e aproveitou um momento em que os proprietários russos da MV Agusta, a família Sardarov, estão a sofrer devido às sanções impostas aos oligarcas russos como consequência da guerra na Ucrânia. A família Sardarov, e o seu CEO, Timur Sardarov, planeava injetar cerca de 30 milhões de euros até final de 2022 na marca italiana, mas com tantas sanções impostas aos capitais russos, esse dinheiro nunca chegou a ser aplicado na MV Agusta.

Convém também referir que a MV Agusta, no ano 2021, vendeu um total de 4.145 motos em todo o mundo. Um contraste enorme se tivermos em conta que as marcas do grupo Pierer Mobility AG venderam 270.000 motos… só na Europa!

Outro ponto a ter em conta neste negócio, respeita ao que a KTM, Husvarna e GasGas podem aproveitar do desenvolvimento da MV Agusta nos motores tricilíndricos e tetracilíndricos.

Recentemente, Stefan Pierer confirmou que não estava nos interesses da KTM, Husqvarna ou GasGas desenvolver esse tipo de motores, focando-se então nos motores monocilíndricos e bicilíndricos. Pierer inclusivamente disse que esses motores poderiam vir “De fora”. Agora que detém parte da MV Agusta, e poderá em breve deter ainda maior percentagem, podemos assumir que num futuro não muito distante assistiremos ao nascimento de uma nova gama KTM / Husqvarna / GasGas equipada com motores de três e quatro cilindros desenvolvidos pela marca italiana.