Entramos em contagem decrescente para o início de mais um campeonato do mundo de MotoGP e ontem, 18 de Fevereiro, foi a vez da KTM fazer a festa de lançamento das sua estruturas para 2020, bem como dar a conhecer as novas cores das motos que estarão na grelha em 2020. Muito esperada eram as motos da Tech3, em particular do Miguel Oliveira, este ano a contar com Iker Lecuona como companheiro de equipa. Tudo a postos, que a acção começa já a 08 de Março em Losail, no Qatar.
Do lado da Red Bull KTM Factory Racing mantém-se Pol Espargaro, que fechou 2019 na sétima posição na classe rainha, ao qual se junta Brad Binder. No lado da Tech3, temos Miguel Oliveira, que já mostrou ter-se adaptado de forma rápida à nova KTM RC16, ao ser um dos piltos mais rápidos nos testes de Sepang, na Malásia, contando em 2020 com Iker Lecuona como companheiro de equipa.
Esta época, é, aliás, uma das que mais merece atenção e investimento por parte da KTM, pois além das quatro motos oficias que vão alinhar na grelha de partida em cada GP, temos ainda que contar com a poderosa dupla de pilotos de teste Dani Pedrosa e Mika Kallio, que, tanto quanto sabemos, têm encontrado no Miguel Oliveira um dos principais pilotos na hora de confirmar em pista os caminhos em que eles apontam e que acabam por divergir, em grande medida, dos caminhos apontados por Pol Espargaro.
Mas se o MotoGP é o pináculo do programa de velocidade para a KTM, as classes de iniciação não são menos importantes e tanto os 14 pilotos que irão correr de “laranja” em Moto3 em 2020, como os pilotos da Red Bull Rookies Cup ou do novo troféu Northern Talent Cup, sonham a vir a ser um Miguel Oliveira ou Pol Espargaro no futuro!
Pit Beirer, Director KTM Motorsport
2020 está prestes a começar e eu diria que estamos exactamente onde queríamos estar. Temos estado a cumprir com todos os planos do projecto e temos o total apoio da marca. O ano passado trabalhamos com uma equipa satélite e quatro pilotos que transmitiram valiosos feedbacks, com as equipas a puxarem uma pela outra, levando-nos ao limite dos nossos recursos, mas que nos fizeram chegar ao excelente momento onde estamos agora. Não diria que temos uma “equipa satélite” mas sim que somos um todo da KTM com amizade e confiança, incluíndo os pilotos de teste em toda esta organização. É fascinante ter a capacidade para desenvolver estas motos, com esta potência e qualidade – o pináculo da engenharia mecânica – e explorar os materiais ao limite. Depois, temos os pilotos: o Pol, que tanto tem trazido a este projecto e conhecemos Brad muito bem e é um prazer podermos contar com o antigo Campeão do Mundo de Moto3 connosco. O Miguel é o piloto que vai meter os pilotos da equipa oficial sob pressão este ano e temos grandes esperanças no Iker, que já nos impressionou.
Características técnicas KTM RC16:
Motor: 4 cilindros em V, 1000 cc
Potência: 265 cv
Velocidade máxima: 340 km/h
Rotações máximas: 18 500 rpm
Electrónica: sistema Drive-by-wire, travão motor, quickshifter, controlo de tracção, controlo anti-cavalinho, limitador pit-lane e launch control
Capacidade depósito combustível: 22 litros
Escape: Akrapovič
Caixa de velocidades: Seamless
Quadro: tubos de aço
Braço oscilante: fibra de carbono
Peso mínimo: 157 kg
Suspensão dianteira: forquilha invertida WP
Suspensão traseira: monoamortecedor WP
Travagem: Brembo; pinças de alumínio, discos em carbono de 320 e 340 mm
Pneus: Michelin 17”
Válvulas: pneumáticas
Jantes: Magnésio forjado