KTM evolui 1290 Super Duke R e Super Duke R EVO

A KTM 1290 Super Duke R apronta-se para entrar em 2022 com um novo par de cores e com algumas evoluções de suspensão.

O modelo porta estandarte da KTM passou por uma reinvenção radical em 2020, apresentando vários ajustes e melhorias em termos de engenharia técnica. Nessa ocasião a 1290 Super Duke R teve uma redução drástica de peso e uma reformulação mecânica do emblemático motor LC8. O pacote eletrónico também foi atualizado tornando a “besta” – como é conhecida esta KTM – numa das naked mais evoluídas do segmento.

Para o ano modelo 2022, a KTM lança uma nova encarnação da KTM 1290 Super Duke R que oferece exatamente o que os fãs pediram. Apelidada de KTM 1290 Super Duke R EVO e aproveitando o reconhecimento de “besta” da sua irmã, a variante EVO oferece mais tecnologia, adicionando a suspensão semi-ativa APEX de 2ª geração da WP.

Com a nova Tecnologia Semi-Ativa (SAT), a KTM 1290 Super Duke R EVO mantém os seus desígnios de hyper-naked, mas ganha uma faixa ainda mais ampla de usabilidade. Isso significa que esta “besta”, com um simples clique de um botão, tanto num extremo oferece ajustes de suspensão apropriados a filtrar com elevado nível de conforto uma estrada de calçada, para no outro limite, mais radical, proporcionar configurações próprias para uma rodar agressivamente numa qualquer pista de circuito.  Para tal oferece três modos de amortecimento diferentes – CONFORT, STREET, SPORT- estando estes disponíveis de série.

A pré-carga da mola da suspensão traseira pode ser definida através do menu TFT até 20 mm, em 10 posições, dependendo dos requisitos do piloto. Nesse caso, a configuração de ajuste varia de 0% a 100%, em incrementos de 10%, ou 2 mm.

Além das configurações de suspensão de série, o pacote SUSPENSION PRO, que é opcional, oferece mais três modos de amortecimento, nomeadamente TRACK, ADVANCED e AUTO.

A suspensão semi-ativa APEX de 2ª geração da WP na evolução SUSPENSION PRO também oferece três configurações de auto-nivelamento de pré-carga automática – BAIXO, PADRÃO e ALTO. Neste caso, a suspensão é capaz de ajustar a pré-carga automaticamente de acordo com o peso do piloto e recriar 3 geometrias definidas:

Outro recurso opcional na versão SUSPENSION PRO é uma configuração anti-mergulho que mantém o eixo dianteiro elevado em travagens bruscas. Como acontece com a maioria das funções eletrónicas, esta solução também pode ser desligada através dos comandos da moto.

As KTM 1290 Super Duke R e EVO continuam a apresentar os modos RAIN, STREET, SPORT e, opcionalmente TRACK e PERFORMANCE, proporcionando aos pilotos um feedback melhorado sobre o motor, controlo de tracção e anti-wheelie. A seleção de qualquer uma das configurações pode ser realizada em andamento.

Em termos de aparência, o modelo mantém a mesma presença agressiva e, para 2022, apresenta duas combinações de cores. À conhecida decoração azul e laranja junta-se agora uma nova em prata e laranja.

A chegada aos concessionários da nova geração do modelo está prevista para janeiro de 2022.