A KTM aproveitou a realização do seu Adventure Rally, para mostrar oficialmante a 790 Adventure R. O evento decorreu entre 20 e 22 de Junho na Sardenha.
Os participantes tiveram oportunidade de ver em primeira mão o modelo que a marca austríaca está a desenvolver para 2019. A bicilíndrica está a ser desenvolvida em paralelo com a KTM 450 Rally; a KTM diz que a 790 será o elo de ligação entre as motos de enduro da marca e a gama de estrada.
A KTM 790 Aventure R recorre ao motor LC8 bicilíndrico de 799 cc já usado a 790 Duke, com diferente curva de binário. As características definitivas desta trail só serão divulgadas no EICMA, o tradicional Salão de Milão que se realizará em Novembro.
Porém com a exibição pública da moto na Sardenha ficámos a conhecer mais pormenores. Por exemplo, o depósito de combustível estende-se para baixo. Isso faz com contribua para um centro de gravidade baixo, e também para uma maior capacidade, consequentemente, autonomia. A KTM reivindica mais de 400 km de autonomia.
Uma verdadeira trail de aventura
A suspensão está a cargo de uma forquilha invertida WP e a um sistema ODS na traseira. O sistema de travagem usa pinças de quatro êmbolos de montagem radial; o sistema ABS tem modos off road. As jantes são de raios com as medidas habituais das motos de todo-o-terreno.
O assento não é muito alto, para permitir um bom controlo em todas as situações de condução; a KTM não diz como, mas a posição de condução pode ser ajustada. Provavelmente através de diferentes posições do assento e do guiador.
A KTM 790 Adventure R está equipada com toda a electrónica de sistemas de ajuda à condução usados pela marca austríaca.
Quem teve oportunidade de rodar na moto e relatar a sua experiência foi o muito experiente neo-zelandês Chris Birch: «Fiquei honestamente impressionado com KTM 790 Adventure R. Naturalmente, tenho muita experiência em motos de enduro e nas grandes motos de aventura da KTMN, e esta parece a combinação perfeita de ambas. Obviamente, a moto que eu pilotei é ainda um protótipo, mas parece-me em excelente forma. Mal posso esperar para pilotar o produto final!», disse o kiwi.
A KTM diz que a moto foi inspirada nos pedidos dos clientes e dos concessionários, e os responsáveis da marca austríaca dizem que não tem apenas o aspecto de uma moto de rali, terá também as prestações e filosofia. Tal como acontece com os outros modelos da gama, a 790 AdventureR terá um extenso catálogo de acessórios e opcionais.