Além de renovar a sua Super Duke 1290 R, conforme já aqui demos conta, a KTM está também a renovar a sua maxi trail Super Adventure, cujas fotos espia deixam antever uma presença imponente.
A norma de limitação de emissões poluentes Euro5 tem sido a pedra de toque para vários construtores que, além de produzirem as alterações necessárias nos motores dos seus modelos à conformidade da lei, também têm aproveitado para depurarem os seus modelos com mais tecnologia e refinamentos.
No caso da Super Adventure 2020, tem-se falado na incorporação de um radar activo, numa frente inspirada na sua irmã menor, a 790 Adventure R, que permitirá a adopção de velocidades cruzeiro variáveis, mantendo a distância de eventuais veículos que sigam na dianteira, além de produzir alertas para veículos que circulem no mesmo perímetro da moto (frente, lateral e/ou traseira).
Este conceito é já conhecido na Ducati sob a designação ARAS, pelo que a luta agora é ver qual das duas marcas consegue introduzir primeiro esta solução num dos seus modelos de série. Enquanto que a casa de Mattighofen espera fazê-lo nesta nova Super Adventure, a casa de Borgo Panigale procura fazê-lo na sua Multistrada V4.
De acordo com alguma imprensa internacional, esta Maxi Trail da KTM vai contar com a última evolução das tecnologias que já dispõe, nomeadamente do sistema ABS desenvolvido pela Bosch (MSC) – capaz de “ler” ângulos de inclinação; do controlo de tracção MTC; dos vários modos de condução (onde se inclui uma opção off-road); do Quickshifter+; do motor-travão (MSR), entre outros.
Tudo isto será controlado por um novo painel de instrumentos TFT a cores de maiores dimensões, que irá seguramente incorporar as incontornáveis conexões sem fios para telemóvel e GPS.
O bicilíndrico deverá ser revisto no sentido de melhorar os consumos e inércias com vista a cumprir a Euro5. Deverá surgir com uma cilindrada de 1301 cc, sendo que a potência apontará para os 165 cv – menos 15 cv que os hipotéticos 180 cv da Ducati Multistrada V4, que também está para chegar.
A nível de ciclística, várias mudanças também deverão ocorrer, com principal destaque para um novo desenho do braço oscilante em alumínio.
Já a nível de silhueta, as imagens falam por si, destacando-se, no entanto, a presença de carenagens laterias notoriamente mais volumosas – agora a cobrirem o conjunto até à tampa da embraiagem. Na frente, o guarda-lamas cresce, provavelmente por razões de equilíbrios aerodinâmicos. Outro detalhe que salta à vista é o massivo escape, ao qual não será alheio a necessidade de reduzir emissões, e que ajuda a conferir a esta KTM um “ar” deveras imponente.
Tal como tem sido apanágio do segmento, também esta KTM Super Adventure 1290 deverá contar com duas versões: a variante S mais orientada para viagens em asfalto, e a R mais vocacionada para aventuras off-road.
Mas sobre as caraterísticas finais deste modelo termos de aguardar pela abertura de portas do Salão de Milão, em Novembro deste ano, onde segura-me confirmaremos o que há de novo.
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