O Japão e os fãs do desporto motorizado, mas em particular a família Honda, está de luto devido ao falecimento de Kunimitsu Takahashi, um piloto japonês que se tornou numa verdadeira lenda no motociclismo e no automobilismo de competição. Para os fãs do motociclismo e do Mundial de Velocidade, Kuni-san deverá ser um nome conhecido, pois foi o primeiro japonês a vencer no mundial aos comandos de uma Honda.
Nascido em Tóquio a 29 de janeiro de 1940, Kunimitsu Takahashi conquistou a admiração do mundo das duas e quatro rodas. Competiu ao mais alto nível ao longo de quatro décadas, e mesmo aos 82 anos de idade era um dos nomes mais respeitados no seu país natal e também na família Honda com uma carreira que terminou adaptando-se ao papel de diretor de uma equipa de corridas de automóveis.
Aos 20 anos de idade, Kunimitsu Takahashi fez a sua estreia no mundial.
Em 1960 competiu nas categorias 125 cc e 250 cc, claro que aos comandos de motos da Honda. Precisou de um ano apenas para inscrever o seu nome nos livros de história do motociclismo: em 1961 venceu o Grande Prémio da Alemanha Ocidental, realizado no circuito de Hockenheim, pilotando uma Honda RC162. Tornou-se então no primeiro piloto japonês a vencer no mundial, e o primeiro piloto a fazê-lo com uma Honda, naquela que foi ainda a primeira vitória da marca japonesa.
1962 foi uma temporada que começou da melhor forma com vitórias em Espanha e França. Mas um acidente deixou-o fora de ação por um largo período de tempo. Regresso ao mais alto nível no ano seguinte. Mas a queda grave no Tourist Trophy na Ilha de Man continuou a fazer-se sentir, e Kuni-san decidiu abandonar a sua carreira de piloto de motos e abraçou o automobilismo de competição.
Participou em diversos campeonatos nacionais, e inclusivamente competiu, ainda que por uma corrida apenas, na Fórmula 1 em 1976.
Campeão do All-Japan Sports Prototype Championship por quatro ocasiões entre 1984 e 1991, Kunimitsu Takahashi também marcou presença nas famosas 24 Horas de Le Mans.
Em 1995 ganhou na categoria GT2 aos comandos de um Honda NSX. Aos 59 anos de idade colocou um ponto final na sua carreira de piloto, abraçando depois um papel de diretor de equipa e inclusivamente liderou os destinos de algumas das maiores competições japonesas de automóveis.
Para além dos seus feitos em pista com veículos Honda, Kunimitsu Takahashi fica também conhecido na história do mundo da competição motorizada como o piloto que passou para as corridas a técnica do “drift” (derrapagem). Kuni-san, sempre atento a tudo o que envolvia avanços e técnicas na forma de pilotar, passava muito tempo a ver condutores comuns a derrapar nas estradas japonesas do Monte Fuji. Depois, aplicou essa técnica às corridas automóveis.