Texto: Vitor Martins
Duas rodas em papel
Apesar do aligeirar das condições de confinamento trazido pela passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, as empresas ainda trabalham a meio gás e por isso há ainda muitas pessoas com algum tempo livre em mãos. Esse tempo pode ser aproveitado para colocar a leitura em dia.
Os livros digitais vêm ganhando terreno aos livros de papel, mas há duas razões que nos levam ainda a comprar livros físicos: primeiro, os livros ilustrados, com muitas fotografias – os anuários de uma modalidade, por exemplo – que perdem todo o seu brilhantismo; para além disso, alguns livros, mesmo com menos imagens, perdem a sua formatação original em dispositivos diferentes, e por vezes a sua leitura torna-se difícil porque as imagens não aparecem ou aparecem no sítio errado.
Depois, há obras que são comercializadas exclusivamente em papel, não existindo a sua versão digital. Há ainda outra razão: há livros publicados numa era anterior aos dispositivos digitais, e que não voltaram a ser editados; alguns tornaram-se mesmo em raridades.
Por exemplo, se alguém me quiser oferecer um exemplar do ‘Britten Motorcycles: The John Britten Story’, tenho aqui um lugar reservado na prateleira. Há relatos de viagens, biografias de pilotos, histórias das marcas e dos seus criadores e até documentos históricos, como o relato de ‘Sonny’ Barger ‘Hell’s Angel: The Life and Times of Sonny Barger and the Hell’s Angels Motorcycle Club’, sobre a sua vida e actividade no polémico grupo; ou como ‘Japan’s Motorcycle Wars: An Industry History’, que conta a formação e a consolidação da indústria motociclística japonesa.
Deixamos-vos uma amostra daquilo que são, não apenas excelentes leituras, mas também ponto de partida para procurar outras. Infelizmente, salvo raras excepções, estes livros não têm edição traduzida em português.