Manuel Lettenbichler vence o Red Bull Erzbergrodeo 2022

O piloto da KTM levou a melhor sobre Mario Roman. Manuel Lettenbichler replica a vitória do seu pai no Red Bull Erzbergrodeo 2022.

Naquela que foi considerada por muitos dos quinhentos pilotos que marcaram presença à partida no Red Bull Erzbergrodeo como uma das edições mais complicadas de sempre, a 26ª edição desta emblemática prova que faz parte do calendário do campeonato FIM Hard Enduro terminou com vitória do piloto alemão Manuel Lettenbichler (Red Bull KTM Factory).

Ausente do calendário deste campeonato sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo desde 2019, o Erzbergrodeo regressou em grande, com centenas de pilotos a enfrentarem temperaturas muito elevadas e um percurso definido pela organização de forma a testar ao máximo as capacidades físicas de pilotos e resistência mecânica das suas motos.

Mesmo não tendo sido o mais rápido durante o Iron Road Prologue que serviu de qualificação para o dia de todas as decisões, foi apenas 5º mais rápido, Manuel Lettenbichler e a sua KTM 300 EXC qualificaram-se na primeira linha da partida para o Red Bull Erzbergrodeo, lado a lado com todos os principais favoritos, incluindo Billy Bolt (Husqvarna) ou Mario Roman (Sherco Factory), ou ainda o piloto da casa Michael Walkner (GasGas), sem esquecer o líder do campeonato Graham Jarvis (Husqvarna).

Manuel LettenbichlerO britânico da Husqvarna, porém, ficou fora da luta no início deste Erzbergrodeo quando um problema técnico na sua moto o obrigou a perder mais de uma hora para reparar e prosseguir em prova.

Na frente da corrida, Lettenbichler não demorou muito tempo para assumir a liderança. Porém, isso obrigou o piloto alemão, a cumprir a sua segunda prova de Hard Enduro após regresso de lesão, a encontrar as linhas mais rápidas para ultrapassar os inúmeros obstáculos e dificuldades da “Iron Giant”. O piloto da Red Bull KTM Factory foi conseguindo manter-se na liderança, mas na secção “Udo’s Playground”, um “jardim” de pedras, o grupo da frente acabou por se aglomerar, com Walkner e Roman a juntarem-se então a Lettenbichler.

Depois de superada essa secção, a liderança de Lettenbichler aumentou bastante à chegada ao “Carl’s Dinner”. Por sua vez, Mario Roman e a Sherco Factory conseguiam suplantar a oposição de Michael Walkner, que aos poucos ia perdendo “gás” e descia na classificação.

As dificuldades foram-se sucedendo a um ritmo impressionante, mas sempre com “Mani” a liderar. Por vezes ficou-se com a ideia que Mario Roman iria conseguir ultrapassar o adversário alemão, mas o piloto da KTM foi sempre conseguindo defender a sua posição de líder e chegou ao final do 26º Red Bull Erzbergrodeo com uma vantagem ligeiramente superior a 3 minutos sobre Mario Roman.

Para Manuel Lettenbichler esta vitória também tem um significado especial. É a primeira vez que um duo pai / filho consegue vencer no “Iron Giant”: Andreas Lettenbichler venceu em 2015. Para o recém-coroado vencedor do Erzbergrodeo, esta prova tem um significado especial pois “Penso que vai ficar para a história como uma das edições mais duras de sempre, especialmente as especiais que foram alteradas durante a noite e nenhum de nós sabia bem o que ia encontrar. Depois do meu pai em 2015, sempre disse que queria levar para casa outro troféu de vencedor e consegui! Mais uma cruzinha na bucket list”.

Manuel LettenbichlerAtrás deste duo que ficou intocável na parte final da prova, terminou Trystan Hart. O canadiano, a cumprir aquele que foi apenas o seu segundo Erzbergrodeo, foi obrigado a fazer uma prova em recuperação. Inclusivamente na passagem nas pedras do “Udo’s Playground”, Hart chegou mesmo a chegou mesmo a sair do “top 5” ao cair para 7º.

Porém, o piloto da KTM não desistiu facilmente, e imprimindo um ritmo diabólico nas secções finais “Dynamite” e “Lazy Noon”, acabou mesmo por ascender diversas posições e cruzar a meta na terceira posição. Trystan Hart torna-se no primeiro canadiano a subir ao pódio nesta prova do FIM Hard Enduro.

Destaque ainda para a recuperação de Graham Jarvis. Depois de mais de uma hora parado no arranque, o britânico reentrou em prova na última posição. Revelando uma resiliência a toda a prova, Jarvis acabou em 18º!

Nas contas do campeonato FIM Hard Enduro, e após três rondas cumpridas, temos Billy Bolt em primeiro com 45 pontos, Mario Roman logo atrás com 43 pontos, e agora com Manuel Lettenbichler a ascender ao pódio somando um total de 40 pontos. A próxima ronda do calendário é o Red Bull Abestone que se realiza dias 9 e 10 de julho.