Marc Márquez ‘é quem mais ordena’ na Austrália

Na Austrália, o espanhol da Repsol Honda, Marc Márquez, mostrou mais uma vez que ele “é quem mais ordena” no Campeonato de MotoGP 2019.

Marc Márquez não foi tão dominador no GP da Austrália como nas rondas anteriores, mas ainda assim não deixou os seus créditos por mãos alheias. Ou seja, acabou por bater toda a concorrência e conquistar mais uma vitória nesta temporada. Pode dizer-se inclusive que o espanhol Maverick Viñales foi o homem do fim-de-semana ao colocar a sua Yamaha no topo da tabela dos melhores tempos, tanto nos treinos livres, como nas sessões de qualificação.

Mas história desta corrida começa justamente com o seu colega de equipa, Valentino Rossi, que numa saída bem conseguida conseguiu colocar-se na frente de toda a gente e assim ter o sabor de liderar uma corrida. Um feito e um gosto que o italiano já não experienciava há muito tempo. Todavia, essa liderança foi “sol de pouca dura”, pois as ultrapassagens começaram a suceder-se nos lugares cimeiros e depressa Viñales e Márquez subiram para as duas primeiras posições, ambos cavando, volta após volta, um fosso cada vez maior para o resto do grupo. Entretanto, um dos candidatos à vitória, o rookie Fabio Quartararo, foi ao solo no rescaldo de uma queda de Petrucci, que embateu na roda traseira da Yamaha do francês. Episódio esse que sucedeu logo no início da corrida, arrendando o francês, sobretudo este, de entrar na disputa pelos lugares cimeiros nesta ronda.

Final inglório para Viñales

Portanto, para o final adivinhava-se um Maverick Viñales, que foi para a frente com Márquez, a travar uma dura batalha pela vitória. Todavia tudo caiu por terra quando o espanhol da Yamaha, algumas curvas antes da bandeira xadrez, concretamente na curva 9, foi ao chão. Terminaria ali a sua corrida. Ou seja, o homem da Monster Energy Yamaha com o seu abandono, acabou deixar Márquez isolado no comando da prova, com mais de 11 segundo de avanço face ao segundo classificado. E com o seu abandono, acabou por ceder o seu lugar no pódio para Cal Crutchlow da LCR Castrol Honda, que foi segundo. Destaque para o homem da casa, Jack Miller, da Pramac Ducati, a conquistar o terceiro lugar. Isto para gáudio dos muitos espectadores presentes num chuvoso e sobretudo ventoso circuito de Phillip Island deste fim-de-semana.

Miguel Oliveira não correu

Vítima de uma aparatosa queda no dia de ontem, aquando da quarta sessão de treinos livres da 17ª prova do campeonato do mundo de MotoGP, que decorreu no circuito australiano de Phillip Island, Miguel Oliveira foi esta manhã observado pela equipa médica do MotoGP, mas não recebeu autorização para regressar à pista.

O piloto da KTM Tech3 ficou assim de fora do 31º GP da Austrália. Sobretudo devido à falta de força nas suas mãos, ainda bastante doridas depois da queda de ontem. Portanto, este é o primeiro GP do ano em que o português não estará na grelha de partida. E é a primeira vez na sua carreira no campeonato – onde se estreou em 2011 – em que é considerado como ‘não apto’ pela equipa médica. Ou seja, após uma queda sem fracturas ósseas registadas.

Classificação GP Austrália 2019 – MotoGP

1 M MÁRQUEZ Honda 40:43.729 27 voltas
2 C CRUTCHLOW LCR Honda +11.413
3 J MILLER Pramac Ducati +14.499
4 F BAGNAIA Pramac Ducati +14.554
5 J MIR Suzuki +14.817
6 A IANNONE Aprilia Gresini +15.280
7 A DOVIZIOSO Ducati +15.294
8 V ROSSI Yamaha +15.841
9 A RINS Suzuki +16.032
10 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini +16.590
11 F MORBIDELLI SIC Yamaha +24.145
12 P ESPARGARÓ KTM +26.654
13 J ZARCO LCR Honda +26.758
14 K ABRAHAM Avintia Ducati +44.912
15 H SYAHRIN Tech3 KTM +44.968
16 J LORENZO Honda +1:06.045
17 M VIÑALES Yamaha NC
18 M KALLIO KTM NC
19 T RABAT Avintia Ducati NC
20 F QUARTARARO SIC Yamaha NC
21 D PETRUCCI Ducati NC
22 M OLIVEIRA Tech3 KTM NC

 

Outros artigos:

Capacete de Miguel Oliveira (que já) ‘era’ um Shark

Jonathan Rea faz ‘o pleno’ no Qatar