Marco Melandri anuncia fim da carreira

O piloto italiano decidiu colocar um ponto final na sua carreira de piloto após a última prova do Mundial de SBK que se realiza no Qatar nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro.

O piloto italiano de 36 anos acaba de anunciar que pretende terminar a sua carreira na competição após a ronda final do Mundial SBK 2019, que se realiza no Qatar. A decisão do atual piloto da GTR Yamaha encerra assim uma carreira recheada de sucessos, com quase três décadas.

Com 15 anos, em 1997, Melandri chegou aos palcos mundiais do motociclismo de competição, onde deixou logo ali a sua marca com a sua primeira vitória nas 125 cc, em Assen, tornando-se o mais jovem vencedor de sempre de um Grande Prémio, um registo que se manteve inalcançável durante dez anos.

Na primeira época do Mundial de Velocidade em 125 cc, o talento de Melandri levou-o ao terceiro lugar no Campeonato, tendo-lhe escapado o título de campeão no ano seguinte por apenas um ponto.

Ao subir para a categoria do Mundial de 250 cc, o piloto transalpino conheceu o sabor do sucesso ao dominar a classe no ano de 2002, sagrando-se campeão mundial com nove vitórias nas corridas ao longo da época.

O ano de 2005 foi o ano de estreia no MotoGP para o piloto nascido em 1982, averbando duas vitórias nas duas últimas rondas da época, sagrando-se vice-campeão de MotoGP, logo atrás de Valentino Rossi que alcançou o título.

Na primeira época do Mundial de SBK, em 2011, Marco Melandri venceu por quatro vezes, sagrando-se vice-campeão no ano de estreia na categoria.

Desde então tem somado muitos pódios, 75 no total, sendo que 22 foram vitórias, o que faz de Melandri um dos pilotos mais bem-sucedidos nas pistas do Campeonato do Mundo de Superbikes.