Mário Patrão subiu hoje ao 33º lugar da classificação absoluta do Dakar 2020 e está cada vez mais perto do TOP 30. Após ter disputado a primeira parte da etapa maratona, a 10ª especial desta edição, que ligou Haradh a Shubaytah ao longo de 345 quilómetros cronometrados por força da anulação dos derradeiros 200 quilómetros da especial por questões de segurança.
A jornada que conduziu pilotos e equipas ao Rub’ al-Khali ou ‘Empty Quarter’, um dos maiores desertos do mundo, deveria ter sido de 534 quilómetros, mas foi interrompida por decisão da organização, por forma a manter as condições de segurança. O agravamento das condições climatéricas pautado por ventos fortes esteve na base desta decisão.
O piloto teve um andamento regular, mas prudente, optando assim por efectuar uma boa gestão entre algum cansaço que já se sente e o trabalho de revisão e preparação das motas da equipa para o dia seguinte que ainda o espera. Mário Patrão explica o que se passou no dia de hoje: ‘Optei por fazer uma navegação regular e à cautela, sem cometer erros, com o intuito de me poupar e poupar a moto porque só amanhã haverá assistência por parte da equipa de fábrica, pelo que hoje ainda tenho longas horas de trabalho pela frente, com o intuito de preparar a minha mota e a dos companheiros de equipa para o dia de amanhã. No dia de hoje perdi-me duas vezes, mas nada de muito significativo.’
Amanhã Mário Patrão terá pela frente um total de 744 quilómetros, 379 dos quais cronometrados, que vão ligar Shubaytah a Haradh. O dia começa com um espectáculo que se estende ao longo de 80 quilómetros pelas mais belas dunas do país para de seguida conduzir a comitiva pelos passos dos pioneiros que exploraram a região em busca de petróleo.