Os dois primeiros dias das provas de seleção da Red Bull Rookies Cup, no circuito espanhol de Guadix, perto de Granada, terminaram e para as cores lusas as notícias dificilmente poderiam ser muito melhores! Tudo porque dois pilotos portugueses, Martim Marco e David da Costa, conseguiram mostrar todo o seu talento e foram escolhidos para participar no terceiro e decisivo dia de seleção dos dez pilotos que em 2024 estarão integrados nesta competição.
David da Costa, piloto português que reside em França e que recentemente conquistou o título francês na categoria Supersport 300 passou à fase seguinte ao ser dos melhores em pista no primeiro dia das provas de seleção.
Aguardamos por uma reação deste piloto português e atualizaremos este artigo assim que possível.
O segundo português a garantir a presença no terceiro dia das provas de seleção da Red Bull Rookies Cup foi Martim Marco, piloto que nos dias anteriores ao arranque das provas em Guadix recebeu um forte apoio dos fãs, que o tornaram num dos pilotos mais votados para o “Colete Dourado”.
Este jovem talento que tem dado que falar tanto no Campeonato Nacional de Velocidade como no campeonato espanhol ESBK, e, tal como os mais de uma centena de pilotos presentes em Guadix, espera convencer os organizadores da Red Bull Rookies Cup que tem o que é preciso para integrar a competição na próxima temporada.
Martim Marco garantiu a passagem ao terceiro dia para participar nas decisivas rondas de seleção ao ser um dos melhores em pista, e fora dela, neste segundo dia no traçado espanhol.
Em declarações exclusivas à Revista MotoJornal, o jovem português, que em breve completa 15 anos de idade, fez questão de nos confidenciar tudo o que aconteceu durante a sua participação no segundo dia de seleção da Red Bull Rookies Cup:
“O dia de hoje começou bem cedo onde tínhamos duas entradas em pista. Eu estava inserido do grupo F. Entrámos 20 minutos em cada sessão. Fomos avaliados pelo tempo por volta, postura dentro e fora de pista, atitude de familiares, a nossa atitude no briefing com os mecânicos e para com a moto. Na primeira sessão rodei bem e serviu para conhecer a pista e a moto. A segunda sessão correu ainda melhor! A moto é super agradável de conduzir. Visto que fui apurado para a final, amanhã entrarei no grupo A logo às 9H00”.
Para estes dois pilotos portugueses faltará agora ultrapassar aquela que é a derradeira “barreira” rumo a um futuro que se espera que venha a ser a participação na competitiva Red Bull Rookies Cup, e, quem sabe, este seja mais um passo rumo à chegada do Martim Marco e do David da Costa a mundiais como o MotoGP ou as Superbike.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!