Texto: Domingos Janeiro
Royal Enfield Continental GT 650
Destaques: 6.550 € | 648 cc | 47 cv | 200 kg
Uma autêntica surpresa deste comparativo café racer, com uma relação qualidade/ preço imbatível e a única abaixo da barreira dos 7000€. Um dos modelos que melhor representa os conceitos tradicionais do segmento, puxando dos galões de “marca histórica”, com um recheado passado, em plena ebulição do movimento café racer.
Olhar para esta Continental GT é viajar até à Inglaterra dos anos 60’. Uma moto bonita, elegante, simples e “old school”. Assento espaçoso e confortável, com 793 mm de altura ao solo, muito acessível aos utilizadores mais baixos, aos menos experientes e às senhoras.
O tacto geral desta Royal Enfield é algo pesado, não se mostrando um conjunto muito ágil, com a frente algo pesada, principalmente nas inserções em curva, onde não transmite confiança imediata, levando-nos a encetar um processo descoberta mútua.
Ultrapassado esse ponto, passamos a rodar mais à vontade e começamos a perceber que afinal os limites estão muito além do que pensávamos, levando-nos a curvar bem depressa, onde se nota a influência do pneu traseiro mais estreito que o habitual (130/70-18”).
A travagem é assegurada por um disco de 320 mm na frente e um de 240 mm atrás, ambos sem grande tacto, mas a funcionar de forma sufi ciente em conjunto.
As suspensões apenas permitem ajuste da pré-carga da mola nos amortecedores traseiros (dois, como temos na Triumph Street Cup).
Na frente não há qualquer ajuste na forquilha, que se apresenta de série mais para o firme! As vibrações estão presentes de forma discreta e os avanços levam-nos a adoptar uma postura mais desportiva, mas sem extremismos.
Como já dissemos, é um modelo que esteticamente está muito bem conseguido entre os presentes neste comparativo café racer, com destaque positivo para o nível dos acabamentos. Painel de instrumentos composto por dois mostradores redondos, com o da esquerda a apresentar a velocidade analógica e um pequeno mostrador digital com o nível de combustível, total de quilómetros e dois parciais.
No mostrador do lado direito temos o conta-rotações.
O motor de dois cilindros, apresentado em 2018, é uma agradável surpresa, desde logo pelo som que emite e que nos deixa completamente rendidos. Um novo bloco, de dois cilindros paralelos, com 45 cv de potência e um binário de 52 Nm logo às 5250 rpm, muito equilibrado sem colocar e grande evidência nenhuma faixa de rotação, mas com o regime mais elevado a mostrar-se mais disponível.
No topo dos cilindros temos uma pequena protecção que evita que toquemos com as pernas nos cilindros. O consumo é contido, fazendo média de 4,8 litros aos 100 quilómetros.
Os passageiros gozam de espaço suficiente e uma pega traseira para sua segurança.
Na lateral direita temos uma tampa com chave que nos permite guardar pequenos objectos e aceder à bateria.
FICHA TÉCNICA ROYAL ENFIELD CONTINENTAL GT 650 | |
PREÇO | 6 550 € |
MOTOR TIPO | dois cilindros paralelos, 4T, refrigerado por ar |
DISTRIBUIÇÃO | árvore de cames à cabeça |
DIÂMETRO X CURSO | 78 x 67,8 mm |
CILINDRADA | 648 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 47 cv/7100 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 52 Nm/5250 rpm |
EMBRAIAGEM | multidisco em banho de óleo |
CAIXA | 6 velocidades |
FINAL | por corrente |
QUADRO | duplo berço em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha convencional, Ø41 mm, curso 110 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores, ajustáveis na pré-carga, curso 88 mm |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 320 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 240 mm, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 100/90-18” |
PNEU TRASEIRO | 130/70-18” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2122 mm |
LARGURA MÁXIMA | 744 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 793 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | n.d. |
ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO/TRAIL | n.d./n.d. |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 12,5 litros |
PESO | 200 kg (ordem de marcha) |
CORES | preto, branco, azul, cinzento |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Motorien |