Projetos de motos especiais ou modificadas existem “milhões”. Mas, por vezes, temos a sorte de “tropeçar” num projeto que se destaca pela forma como foi concebido e concretizado. E foi isso mesmo que se passou quando vimos as fotos e vídeos da Megasgas EC 700, uma supermoto especial, a 2 tempos, que nasce da arte e engenho do alemão Sib Mustard.
Conhecido da comunidade supermotard do Instagram e gerindo uma página nessa mesma rede social que tem atualmente quase 160 mil seguidores, Sib Mustard decidiu usar os seus conhecimentos de mecânica e tempo livre para iniciar um projeto que ficou finalizado há pouco tempo e que será para sempre conhecido como a Megasgas EC 700.
Quando surgiu a oportunidade de adquirir uma GasGas EC 300 de 2021, usada, Sib não perdeu tempo e finalizou a compra. A moto rapidamente foi totalmente desmontada na garagem do Instagramer, e dos componentes originais, a Megasgas EC 700 ficou apenas com quadro, plásticos (decorados especificamente para esta moto personalizada), luzes e forquilha dianteira.
Tudo o resto foi alterado ou completamente modificado, permitindo assim a Sib Mustard soltar nas estradas uma supermoto a 2T, com um motor especial, muita potência, e um “look” que não passa despercebido.
O principal ponto de destaque nesta supermoto Megasgas EC 700 é o motor. Trata-se de um monocilíndrico preparado pela empresa austríaca Rübig Motortechnik, uma subsidiária da empresa “mãe” Rübig, especialistas em CNC e trabalhos em materiais metálicos.
A escolha em termos de unidade motriz recaiu precisamente pelo motor “estrela” do fabricante, o monocilíndrico de 699 cc e que tem como denominação “Mega”, sendo um motor habitualmente escolhido para usar em karts altamente preparados.
De acordo com os testes em banco de ensaio, esta unidade motriz equipada com carburador Smartcarb e com refrigeração líquida disponibiliza 84 cv!
Infelizmente para Sib Mustard a instalação deste motor especial, acoplado a uma caixa de 4 velocidades, elevou o peso do conjunto para um total de 120 kg. Isto porque, em comparação com o motor original da GasGas EC 300, o motor da Megasgas EC 700 pesa mais 10 kg, ou seja, pesa 31,5 kg. Ainda assim, com 84 cv para 120 kg, esta supermoto tem uma boa relação peso / potência, o suficiente para Sib passar mais tempo de roda da frente no ar do que no asfalto.
A moto original foi totalmente desmontada, tendo a estrutura sido bastante reforçada para acompanhar o aumento da potência.
O escape foi escolhido a partir do catálogo dos italianos da DBR Italia, conferindo um som particular e maximizando a performance extraída do motor, para além de garantir uma imagem ao melhor estilo das personalizações das saudosas motos a 2T.
Ao nível das suspensões, a Megasgas mantém a forquilha original da EC 300, mas foi totalmente trabalhada, afinada e revista pelos especialistas da Flow Suspension. O amortecedor traseiro, ou melhor, a forma como o amortecedor se fixa ao conjunto, foi criação de Sib Mustard, que fabricou um novo suporte de amortecedor, para além de ter trabalhado o braço oscilante na sua oficina.
Numa supermoto de altas prestações, o sistema de travagem também tinha de corresponder à altura das necessidades. Isto significa que a Megasgas tem um conjunto de travagem que inclui bomba Accossato que aciona uma pinça radial de 4 pistões da VM Racing, que por sua vez morde um disco dianteiro de 320 mm. No eixo traseiro o disco é de 220 mm, sendo mordido por uma pinça Brembo de pistão simples.
As jantes de raios são da Falco, e encontram-se cobertas pelos “pegajosos” pneus Metzeler Racetec SM, pneus tipo slick.
Aliás, por falar em pneus slick, a Megasgas EC 700 será uma moto apenas para uso em circuito ou estradas fechadas ao público. Não está homologada para ser pilotada em vias rodoviárias abertas ao público… embora isso não pareça ser grande impedimento para Sib Mustard que partilhou diversos vídeos a desfrutar desta sua criação.
E quanto custou construir esta supermoto?
De acordo com o seu criador, o projeto terminou com um orçamento total que atingiu os 35.000 euros! Um “pequeno” preço a pagar para ter na garagem uma das supermoto mais alucinantes que vimos nos últimos tempos.
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