Michael Van Der Mark e Alex Lowes impressionados com a nova R1

Ninguém melhor que os dois pilotos oficiais da Yamaha no Mundial de Superbikes de 2019 para situar as novas Yamaha R1 e R1M.

Texto Alberto Pires • Fotos Yamaha –

Moto Jornal – Estão na terceira e quarta posições no mundial (n.d.r: 2019), de que é que precisam para lutar pelos lugares acima?

Alex Lowes – Na travagem e em curva estamos muito bem, só precisamos de um bocadinho mais de aceleração à saída das curvas.

Michael van der Mark – Temos melhorado ao longo do ano, e vamos continuar. Relativamente ao ano passado estamos muito melhor.

A nova versão, vai conseguir ultrapassar essa limitação?

A.L. – As diferenças introduzidas na moto de estrada vão permitir uma evolução na de SBK, já demos um passo em frente, seguramente.

  1. v. d. M. – Também julgo que sim, vamos usufruir desse desenvolvimento, garantidamente.

    Michael Van Der Mark

Quando rodam na R1 de estrada, em que é que se assemelha com a de SBK?

  1. L. – As características do motor, linear, progressivo, com uma boa ligação entre o acelerador e o pneu traseiro.
  2. v. d. M. – São ambas muito fáceis de andar imediatamente depressa. É claro que o último segundo é sempre difícil.

O que é que vos impressionou mais nesta nova R1?

  1. L. – A electrónica, o controlo de tracção e o de escorregamento, é tudo muito consistente.
  2. v. d. M. – Há todo um conjunto de pequenas coisas, mas a mais evidente é a electrónica, nas passagens de caixa e na estabilidade que induz nas curvas rápidas.

Pediram-vos alguma contribuição para o seu desenvolvimento? O que sugeriram?

  1. L. – Sim, eu disse-lhes que precisávamos de um motor mais forte, já que o restante era muito bom.
  2. v. d. M. – Não participei diretamente, mas a Yamaha escuta com muita atenção todos os nossos comentários, e sabe o que precisamos.
Alex Lowes

Artigos relacionados:

Contacto Yamaha R1/R1M

Entrevista Kouji Tsuya – Project Leader da Yamaha R1/R1M