0,648 segundos separaram neste sábado, dia de qualificação, Miguel Oliveira da pole position no Circuito de Jerez – Angel Nieto, para disputar a quarta ronda do Mundial de Motociclismo, que decorre este fim de semana em Espanha.
Embora com uma FP3 ainda a espelhar as questões técnicas sentidas pelo piloto de Almada no dia anterior, Miguel Oliveira conseguiu superar os tempos registados nas duas sessões de treinos livres de 6ª feira, fixando a sua marca nos 1min42,806s.
O tempo quente e seco, e o asfalto a ascender aos 44ºC, marcaram a sessão de qualificação. Miguel Oliveira rodou consistentemente nos 1min42, tendo efetuado duas paragens nas boxes – uma delas para mudar pneus. A cerca de 5 minutos do final da sessão de Qualificação, entre várias voltas lançadas, o piloto de 23 anos acabou por perder a frente da sua KTM e um low side atira-o para o asfalto, sem gravidade. Fechou a sessão de qualificação com o 14º tempo, nos 1min42,573s, quando cerca de 20 pilotos firmaram também os seus tempos no mesmo segundo.
“Tenho ritmo de corrida para amanhã, e posso ser consistente e não cometer muitos erros, mas tenho perdido um pouco de velocidade até agora neste final de semana. A moto está a funcionar muito bem e a equipa ajudou-me muito a melhorar. Se tivesse conseguido ir dois décimos mais rápido teria garantido um lugar três filas mais à frente. Amanhã vamos tentar ganhar o máximo de posições possíveis e evitar incidentes na primeira curva. No final da corrida vai estar muito calor e o nível vai cair muito, penso que é uma questão de ser consistente e fazer o máximo a cada volta, a cada décimo, para subir tantos lugares quanto pudermos. Espero que possamos fazer isso e conseguir um bom resultado”.
Amanhã, Miguel Oliveira sai então da 5ª linha de grelha para a corrida com hora marcada para as 11h20, hora de Portugal continental.