Com a entrada do novo ano, as marcas continuam a mostrar o que há de novo para 2021. Devido à entrada em vigor da norma Euro 5 de limitação de poluentes, os fabricantes tiveram de reajustar muitas das motorizações na sua gama de ofertas a fim de garantirem a continuidade de homologação comercial dos seus modelos na Europa. Estas duas Duke foram apenas dois dos muitos exemplos.
Considerando o plano de comunicação da KTM, entendeu a marca austríaca que este seria o momento de mostrar as suas novas Duke 125 e 390, que a nível de design mantêm os desígnios da anterior geração. Portanto, os ajustes para a versão 125 significaram manter o mesmo motor de injeçcão, leve e compacto – mas agora com homologação Euro 5 – e manter a mesma potência de 15 cv (11 kW). Para 2021, a pequena Duke 125 conta com duas novas propostas cromáticas.
Olhando para a Duke 390 constata-se que esta apresenta uma relação potência-peso de referência para o segmento. O motor – agora homologado para a norma Euro 5 – desenvolve 44 cv (32 kW) para um total de 150 kg (a seco). Conta com um sistema ride-by-wire, corpo de injeção de 46 mm e embreagem deslizante, o que proporciona uma entrega de potência suave. Em 2021, a nova 390 oferece ainda um Quickshifter como opcional. Também estará disponível em dois novos esquemas cromáticos.
Adriaan Sinke, Diretor de Gestão de Produtos da KTM descreve estes dois modelos assim: “Estamos muito orgulhosos com a atualização destas duas KTM Duke porque sabemos que estas são capazes de oferecer bom desempenho e prazer de condução, combinados com uma fantástica relação custo-benefício. Existe um modelo para todos os gostos, necessidades ou usos. Acreditamos que a KTM 125 Duke é uma referência na sua classe e os jovens não vão encontrar outro modelo mais emocionante nesta classe. Já a KTM 390 Duke pode ser vista como o próximo passo em frente naquilo que chamo de mapa de sonhos e curvas. As suas características técnicas falam por si.”