Momento histórico: A Ducati confirma entrada no motocross!

A Ducati confirma que a sua primeira moto de motocross estará em pista em 2024. E Tony Cairoli está agora ligado ao projeto.

ducati

Quando anunciámos aqui na Revista MotoJornal que Antonio “Tony” Cairoli estava de saída da KTM, marca com a qual logrou muitos dos seus nove títulos mundiais de motocross, deixámos no “ar” a hipótese de que um dos melhores pilotos da história do MX estaria a caminho da Ducati para se juntar ao desenvolvimento da primeira moto da marca italiana para esta vertente do motociclismo.

Não foi preciso esperar muito tempo para que as nossas suspeitas se confirmassem, pois a Ducati acaba de anunciar oficialmente a sua entrada no motocross, e, claro, contando com a experiência e conhecimentos de Tony Cairoli para criar uma moto que transporte para as pistas de motocross todo o ADN de competição da marca de Borgo Panigale, mais reconhecida pelos seus feitos nas corridas em pisos de asfalto.

Este é um momento histórico, a estreia da casa sedeada em Bolonha no motocross, e tudo vai culminar na entrada em pista da nova moto que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos dois anos.

A estreia vai acontecer no campeonato italiano pelas mãos do oito vezes campeão italiano Alessandro Lupino, integrado na experiente estrutura da Maddii Racing, uma das mais conhecidas no paddock e que permitirá à Ducati evoluir e trabalhar a sua moto o mais rápido possível em ambiente de competição real.

A estratégia da Ducati para a sua estreia no motocross é clara: apresentar uma moto de competição que, no futuro, deverá lutar pelos títulos nos campeonatos onde participar, sempre com o objetivo de mais tarde poder servir de base para uma nova moto que será disponibilizada ao público.

De facto, o comunicado da marca italiana refere que este projeto pluri-anual inclui diversos motores e motos, que serão integradas na gama de modelos “off road” de Borgo Panigale, permitindo assim que os apaixonados pelo motocross, inicialmente, consigam usufruir dos mesmos conceitos técnicos que a marca aplica às suas motos de competição e de produção, como sejam a leveza máxima ou ainda a icónica distribuição Desmodrómica.

Reagindo a este momento especial, Tony Cairoli refere que “Estou extremamente contente por fazer parte do universo Ducati, que tem sido sempre um símbolo do espírito italiano em todo o mundo, e por começar esta excitante aventura, num projeto totalmente italiano. Poder dar o meu contributo para o desenvolvimento da moto de motocross de Borgo Panigale é um sonho tornado realidade e um motivo de grande orgulho para mim”.

ducatiClaro que para se aventurar num novo projeto, e que sai completamente fora do âmbito dos habituais projetos da marca, a Ducati apenas o conseguiu fazer graças aos seus resultados enquanto empresa.

Com vendas anuais cada vez maiores, o que representa uma enorme fonte de lucro, isso permite à marca liderada por Claudio Domenicali aventurar-se no motorcross, investindo num projeto que levará a marca italiana para um mundo totalmente novo.

Com a confirmação oficial da entrada da Ducati no motocross, Claudio Domenicali vê o reforço da aposta da “sua” marca na expansão da sua presença no mundo das duas rodas.

O CEO da Ducati refere que “Estou orgulho por poder anunciar a entrada da Ducati no motocross. Um mundo totalmente novo para a Ducati e para o qual queremos trazer o nosso talento em fabricar motos leves, com excelentes componentes e de elevada performance, e, acima de tudo, que vão entusiasmar mais e mais motociclistas. O projeto é possível apenas graças aos excelentes resultados da empresa nos anos mais recentes. Por tudo isto decidimos cooperar com um indiscutível campeão como o Tony Cairoli, que, em conjunto com a paixão e dedicação de muitos de nós em Borgo Panigale, vai contribuir para tornar a nossa moto de off road tão capaz em termos de performance como já o provámos no asfalto”.

Teremos de aguardar agora pela divulgação de mais detalhes deste projeto de motocross da Ducati.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!