Os motociclistas menos experimentes, e em particular aqueles que procuram iniciar-se nos modelos trail, poderão em breve explorar todos os argumentos técnicos e dinâmicos da T125X, uma das novidades que a Morbidelli preparou para integrar a sua gama em 2025.
Representada em Portugal pelo grupo Multimoto desde outubro do ano passado, a Morbidelli aposta em força no mercado nacional. Claro que o maior destaque entre os modelos de aventura é a T1002VX, uma moto que já está disponível em Portugal conforme a Revista Motojornal já aqui confirmou .
Porém, a marca italiana sabe que a próxima geração de motociclistas aventureiros está à procura de opções que lhes permitam evoluir. E por isso nasce a T125X.
Apresentada ao mundo das duas rodas durante o Salão de Milão EICMA de 2024, a Morbidelli T125X está cada vez mais perto de chegar aos concessionários. A Multimoto ainda não confirma qual será a data exata, mas as informações que conseguimos obter apontam para que seja em meados do ano, mesmo a tempo de aproveitar o verão aos comandos de uma trail ‘fácil’.
O motor que equipa a T125X é um monocilíndrico de 124 cc com refrigeração por líquido. Com uma potência anunciada que atinge os 14 cv às 9.500 rpm e um pico de binário de 11 Nm disponível às 7.600 rpm, esta unidade motriz está protegida na sua zona inferior por uma placa resistente aos impactos, sendo que a distribuição conta com duas árvores de cames, e a caixa de velocidades tem 6 relações.
Concebida para ser leve, a T125X não se irá negar a enfrentar alguns trilhos fora de estrada. Para isso conta com jantes de 19 e 17 polegadas, de raios.
A travagem está a cargo de uma combinação de discos recortados, um por eixo, sendo que o disco dianteiro é mordido por uma pinça de dois pistões. O sistema de ABS é de série, e pese embora esta moto seja apresentada como uma opção para algumas incursões fora de estrada, não será possível desligar o ABS.
Do ponto de vista das suspensões, a Morbidlli opta por combinar uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm, não ajustável, com um amortecedor traseiro ajustável na pré-carga. No primeiro caso falamos de um curso de 177 mm, enquanto no eixo traseiro o curso disponível será de apenas 55 mm.
A marca italiana anuncia uma velocidade máxima de cerca de 100 km/h, sendo que o depósito de combustível tem uma capacidade para transportar 11,7 litros de gasolina, o assento do condutor está posicionado a 820 mm de altura do solo sendo particularmente esguio para exponenciar a sensação de moto compacta, e o condutor tem acesso a todas as informações de condução através de um painel de instrumentos digital LCD a cores.
Não existe ainda por parte da Morbidelli informação de qual será o preço desta T125X em Portugal. Iremos atualizar este artigo com essa informação assim que possível.
Saiba mais sobre a gama da Morbidelli em Portugal clicando aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!