A Moto Guzzi comemora hoje 100 anos de existência. Um século de história, repleta de grandes criações, muitos triunfos, aventuras e personalidades extraordinárias, que em conjunto construíram a marca italiana. A Moto Guzzi celebra este marco histórico numa altura em que atravessa um momento próspero.
A gama foi extensivamente revista, mais evoluída tecnologicamente, como nos mostram as novas ajudas eletrónicas, mantendo intactos os valores caraterísticos da marca. Cada modelo é construído na fábrica italiana de Mandelloo del Lario, com o cuidado e a dedicação necessários para criar motos únicas.
O logo da Águia, o inconfundível emblema da Moto Guzzi, ajudou a criar a lenda de uma marca que se encontra fortemente associada à história de Itália. O emblema da Águia data à época do serviço militar dos fundadores da marca, Carlo Guzzi e Giorgio Parodi, na Italian Royal Navy’s Aviation, durante a Primeira Guerra Mundial. Foi durante a Guerra que os dois amigos, e o piloto Giorgio Ravelli, decidiram dedicar-se à construção de motociclos.
Ravelli faleceu num acidente em 1919 e nunca concretizou o seu sonho. Guzzi e Parodi escolheram o símbolo da Águia em honra do seu companheiro.
Ao longo dos seus cem anos, a marca arrecadou vitórias em circuitos por todo o mundo, elevando a bandeira italiana em 14 títulos mundiais. Foi a moto do recorde de velocidade, da polícia e do exército. A Guzzi é a moto dos Corazzieri, o corpo de elite que faz escolta ao Presidente da República Italiana. Desde muito cedo, a Moto Guzzi foi a primeira escolha para viagens de grande distância. Foi em 1928 que Giuseppe Guzzi chegou ao Circulo Ártico na sua GT “Norge”, iniciando uma tradição que permanece até hoje.
No presente, a Moto Guzzi é uma parte fundamental do Grupo Piaggio, o construtor europeu líder em motos e scooters, que conservou as suas caraterísticas originais, promoveu os seus valores e a devolve a uma posição de dominância. A Moto Guzzi sempre foi admirada e respeitada por motociclistas de todo o mundo, independentemente da moto que tenham, e eles serão os protagonistas do Moto Guzzi World Days, em Mandello del Lario, de 9 a 12 de setembro, o evento maior que celebra o centenário da Moto Guzzi.
O Moto Guzzi World Days é uma ocasião imperdível e marca um regresso muito esperado, dez anos após a última edição. Dezenas de milhar de entusiastas chegarão de todos os cantos do planeta para desfrutar de um evento inesquecível.
Os Moto Guzzi World Days, têm lugar em Mandello del Lario, de 9 a 12 de setembro de 2021
100 Anos de Moto Guzzi
Foi a 15 de Março de 1921 que a “Società Anonima Moto Guzzi” foi fundada, para a “construção e venda de motociclos e outras atividades relacionadas com a indústria metalurgica”. Foi nesse momento que os fundadores, Carlo Guzzi e Giorgio Parodi, escolheram a Águia como logo da empresa, em memória do seu companheiro de armas, Giovanni Ravelli. Este foi o início de uma empresa industrial baseada em Mandello del Lario – na mesma fábrica onde as Moto Guzzi são hoje produzidas – que ficou na história do motociclismo: motos como a GT 500 Norge (1928) conduzida até ao Circulo Ártico, a Airone 250 (1939) e a Galletto (1950).
Os anos 50 viram o surgimento do túnel de vento – uma estreia na indústria das motos, e ainda aberto para visitas na fábrica de Mandello – uma obra tecida por famosos engenheiros como Umberto Todero, Enrico Cantoni e um designer cujo nome rapidamente atingiu o estatuto de lenda: Giulio Cesare Carcano, pai da incrível Otto Cilindri, ou V8, com uma velocidade de ponta de 285 km/h (1955), e dos protótipos que venceram 15 títulos mundiais de velocidade e 11 Tourist Trophy, entre 1935 e 1957.
Nos anos 60, após a Stornello e a Dingo, a Moto Guzzi surgiu com o motor 700 cc 90° V-twin com veio, destinado a tornar-se o símbolo do construtor de Mandello em modelos tão lendários como a V7 Special, a V7 Sport, a Califórnia e a Le Mans. O motor foi evoluindo constantemente e, no presente, está montado nas gamas V7, V9 e V85 TT, a primeira classic enduro do mundo.
Para celebrar o seu centenário, todas as Moto Guzzi estão disponíveis na decoração Centenário, uma edição exclusiva apenas em 2021, inspirada na lendária Otto Cilindri.
Roberto Colaninno, CEO do Grupo Piaggio
O centenário da Moto Guzzi é um momento de orgulho tanto para o Grupo Piaggio como para toda a indústria italiana, e não apenas a das duas rodas. A capacidade de inovação, arrojo em mover-se à frente do tempo, um espírito competitivo, amor pelos produtos e atenção meticulosa à qualidade de produção são caraterísticas que, ao longo dos anos, a marca combinou. Desde 1921, todas as Guzzi que foram produzidas saíram da fábrica de Mandello, o local onde foi fundada há exatamente cem anos. A Moto Guzzi é um exemplo de excelência italiana. Tem acompanhado a história do nosso país sem nunca perder o seu espírito jovem e continua a inspirar paixões genuínas por todo o mundo.