Moto Guzzi Stelvio – O segmento aventura tem uma nova opção!

A Moto Guzzi reaviva o nome Stelvio. Uma aventureira com o motor “compacta block” da V100 e muita tecnologia. Aqui ficam os detalhes.

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A centenária marca italiana Moto Guzzi, durante as festividades que assinalaram a passagem do primeiro século de existência, avisou que os próximos anos serão repletos de novidades que serão fabricadas nas instalações de Mandello del Lario. O primeiro passo foi apresentar a inovadora V100, a “sport touring” que estreou um novo motor “compact block” (bloco compacto). E o segundo passo acaba de ser finalmente revelado: o regresso da Stelvio.

Na Moto Guzzi há já algum tempo que acreditam que seria possível reavivar a Stelvio, uma moto que durante anos defendeu as cores da marca no segmento aventura, e que depois, numa reformulação da gama, desapareceu das linhas de produção e dos concessionários.

Assim, e depois de alguns anos de ausência, em 2024 vamos assistir ao regresso da Moto Guzzi Stelvio, numa nova geração completamente redesenhada, com um motor mais eficiente e moderno, uma imagem claramente adaptada a uma atitude de moto de aventura, e recheada de equipamento e tecnologia.

O motor é, como já referimos, o “compact block”, uma unidade motriz de dois cilindros que ficam posicionados transversalmente, e por isso saem pelas laterais da moto através do quadro tubular tipo treliça, com o bloco a formar um V com um ângulo de 90 graus. Mantém na Stelvio a cilindrada da V100, o que significa que são 1042 cc. A potência anunciada pela Moto Guzzi é de 115 cv às 8.700 rpm, enquanto o binário de cerca de 105 Nm fica disponível na sua plenitude às 6750 rpm.

stelvioAs principais novidades que podemos encontrar no motor atualizado para a Stelvio têm a ver com emissões, com a introdução de um novo sensor de O2, que permite à marca homologar esta moto como sendo versão Euro 5+ (na V100 este sensor também será usado), mas, principalmente, encontramos uma secção traseira do bloco do motor com paredes de maior espessura.

Isto foi feito de forma a garantir uma maior rigidez em especial na zona onde o monobraço de liga ao motor. Uma necessidade tendo em conta que a Moto Guzzi pretende que a nova Stelvio seja uma moto capaz de enfrentar terrenos “off road” mais exigentes.

Por outro lado, a Moto Guzzi Stelvio conta com um completo pacote tecnológico.

Cinco modos de condução: Sport, Strada, Turismo, Pioggia, e Off Road. Todos os modos contam com diferentes parametrizações da resposta do acelerador aos impulsos do condutor no punho direito, controlo de tração, efeito travão-motor, e ainda de ABS com função em curva.

O condutor da Stelvio poderá ainda personalizar cada um destes parâmetros.

stelvioNum outro patamar, a marca italiana irá ainda dotar a sua nova proposta aventureira de uma nova tecnologia denominada de PFF Rider Assistance Solution. Ainda não foram revelados os detalhes completos deste sistema, mas a Moto Guzzi anuncia que será uma inovadora plataforma de assistência à condução baseada na tecnologia Imaging Radar 4D. Sabemos que dará uso a dois radares (frontal e traseiro).

Do que se sabe, a Moto Guzzi Stelvio dará uso a uma mistura de suspensões Sachs / Kayaba convencionais, com destaque para bainhas de 46 mm.

Mas uma eventual variante S poderia ser equipada com suspensões eletrónicas. Uma situação que será esclarecida quando a moto for apresentada ao público no Salão de Milão EICMA em novembro.

Não podemos ainda deixar de referir que a nova Stelvio conta com para-brisas ajustável eletricamente, um depósito de combustível que, de acordo com a marca, permitirá percorrer mais de 400 km antes de parar para reabastecer, travagem Brembo com ABS ajustável em três modos de funcionamento, luzes diurnas e de curva, ou ainda jantes de 19 e 17 polegadas, respetivamente à frente e atrás, sendo as jantes de raios.

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