Depois de algum tempo de espera e depois de assistirmos à chegada a Portugal da versão base da sua maxitrail, a Moto Guzzi finalmente confirma a chegada aos concessionários nacionais da variante mais equipada denominada Stelvio PFF, uma proposta aventureira carregada de ajudas eletrónicas à condução.
A nova Stelvio é a primeira moto da marca italiana a dar uso ao denominado PFF Rider Assistance Solution.
Nesta variante os motociclistas desfrutam de um pacote tecnológico que posiciona a Stelvio PFF num patamar muito elevado. Entre as diferentes opções e ajustes que podem ser feitos pelo condutor, encontramos os 5 modos de condução, o controlo de tração ajustável ou ainda o sistema de travagem ABS com função em curva.
Porém, o maior destaque vai para a plataforma que utiliza tecnologia 4D Imaging Radar desenvolvida pelo programa de robótica Piaggio Fast Forward fundado em 2015 em Boston, Estados Unidos.
Isto significa que a Moto Guzzi Stelvio PFF utiliza dois radares, um dianteiro e um traseiro, que ao contrário dos radares baseados em tecnologia ultrassónica, oferecem benefícios em termos de raio e área de deteção, mas também uma maior fiabilidade na leitura dos dados independentemente das condições de luminosidade.
Através do sistema PFF Rider Assistance Solution a Moto Guzzi pode então dar uso a um conjunto de ajudas eletrónicas à condução.
E que no caso da Stelvio PFF são as seguintes:
– Following Cruise Control: cruise control adaptativo que gere automaticamente a distância para o veículo à frente. O sistema, quando deteta que o veículo à frente abranda, atua sobre o efeito travão-motor, aumentando-o, efetivamente reduzindo a velocidade da moto;
– Forward Collision Warning: sistema de deteção de obstáculos à frente da moto, avisando o condutor através de sinais luminosos no painel de instrumentos da moto;
– Blind Spot Information System: sistema de deteção de objetos no ângulo morto numa faixa de até 30 metros, avisando o condutor através de sinais luminosos quer no painel de instrumentos, quer nos espelhos retrovisores;
– Lane Change Assist: sistema de ajuda à mudança da via de rodagem, usando uma série de sinais de alerta que podem ser visuais ou sonoros.
A tudo isto podemos acrescentar ainda o motor V-twin de 1042 cc, capaz de gerar uma potência máxima de 115 cv e um pico de binário de 105 Nm, suspensões que combinam elementos Sachs na dianteira e amortecedor KYB na traseira, jantes de 19’’ e 17’’ de raios, assento a uma altura de 830 mm, e ainda a travagem que fica a cargo dos especialistas da Brembo.
A nova Moto Guzzi Stelvio PFF está disponível em solo nacional pelo valor de 17.299€ (acresce valor do transporte e documentação).
Para mais informações ou para adquirir a sua nova moto para grandes viagens e aventuras pode contactar o concessionário oficial da marca italiana mais perto de si. Apenas tem de clicar aqui para saber qual é .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!