Depois de David Alonso ter feito história para a Colômbia ao conquistar o título mundial de Moto3, o Grande Prémio da Tailândia de MotoGP serviu para que outro piloto, neste caso Ai Ogura, assinasse uma página de ouro na história do motociclismo mundial, mas em particular no motociclismo japonês.
Ai Ogura necessitou apenas de ser 2º no GP da Tailândia para celebrar a conquista do título de campeão de Moto2. Um título que volta a posicionar o Japão como uma das nações vencedores na era moderna do MotoGP, pois o último piloto japonês a ser campeão tinha sido Hiroshi Aoyama nas 250 cc em 2009.
Este título na categoria intermédia é o culminar de um longo trajeto que Ai Ogura já tinha iniciado há vários anos.
Mais especificamente na Asia Talent Cup (ATC), quando em 2015 se iniciou nesta competição. Ogura não demorou muito para deixar a sua marca e revelar o seu talento ao mundo do motociclismo de competição. Uma vitória à qual se adicionaram ainda três pódios no seu ano de estreia. No ano seguinte colecionou mais três vitórias na ATC, tendo terminado a temporada como vice-campeão.
Aproveitou a temporada de 2016 para também competir na Red Bull Rookies Cup, onde após três corridas conseguiu ser 3º, subindo então ao pódio pela primeira vez.
A história do novo campeão de Moto2 continuou com a conquista de duas vitórias na Red Bull Rookies Cup em 2017, a primeira vitória no FIM JuniorGP, campeonato em que prosseguiu a tempo inteiro no ano de 2018, com mais uma vitória e outros quatro pódios, tendo terminado a sua temporada em 5º na classificação.
Nesse ano de 2018, Ai Ogura fez também a sua estreia no Mundial Moto3. Foi no circuito de Jerez, tendo impressionado ao alcançar o primeiro ponto logo na sua estreia. A sua participação esporádica no campeonato mundial deu depois lugar a uma temporada a tempo inteiro, integrando a Honda Team Asia em 2019.
Na temporada de estreia no campeonato Moto3 terminou por nove vezes no ‘Top 10’, e em 2020 tornou-se num candidato ao título da categoria. Embora não conseguindo vencer corridas, Ai Ogura era um dos pilotos mais consistentes em termos de resultados, e fechou a temporada com diversos pódios, terceiro no campeonato, e o ‘passaporte’ para subir às Moto2 em 2021.
A subida à categoria intermédia foi com a Idemitsu Honda Team Asia, prosseguindo a sua ascensão no projeto de talentos concebido pela Honda, em particular para os pilotos asiáticos.
Mais uma vez, Ai Ogura não demorou muito para mostrar ao que vinha. Finalizou a temporada 2021 em 8º no campeonato, tendo como melhor resultado o 2º lugar que obteve no Grande Prémio da Áustria.
Obviamente que a temporada 2022 seria de consolidação da presença do piloto japonês entre os melhores das Moto2. A primeira vitória na categoria aconteceu em Jerez, depois somou mais duas vitórias, mas um final de temporada com quedas e maus resultados deixou-o fora da corrida ao título.
Em 2023 as esperanças do piloto foram praticamente ‘esmagadas’ ainda antes da competição arrancar. Um acidente num treino deixou-o com o pulso fraturado, fora das duas primeiras rondas da temporada, e depois essa lesão viria a perseguir Ai Ogura ao longo de todo o ano. Naturalmente que os resultados não surgiram, e o título de Moto2 não passou de um sonho.
Chegamos então à atual temporada. Para 2024, Ai Ogura decide mudar por completo a sua vida. Deixa a Honda Team Asia e o chassi Kalex para arriscar competir pela MT Helmets e o chassis Boscoscuro. Um conjunto de bons resultados nos primeiros Grandes Prémios eram o aquecimento para o pódio em Le Mans, antes da vitória que aconteceu em Barcelona.
Duas vitórias em Assen e São Marino, e dois segundos lugares na Indonésia e Japão, deixaram Ai Ogura muito bem encaminhado para o título de Moto2. Os rivais do japonês sofreram quedas ou apresentaram-se abaixo da forma ideal, a vantagem pontual subiu, e o 4º lugar na Austrália deixo-o a sonhar com o título na Tailândia.
Depois de subir na classificação da corrida no Chang International, Ai Ogura fechou a sua grande conquista com o 2º lugar no Grande Prémio da Tailândia, aproveitando as condições climatéricas que levaram ao fim antecipado da corrida… mas com atribuição de pontos totais!
Os 20 pontos conquistados na Tailândia garantem, a duas provas do final da temporada 2024, que Ai Ogura é o novo campeão de Moto2. Uma excelente forma de se despedir da categoria intermédia, sendo que o piloto japonês está confirmado em MotoGP a partir de 2025, com a Trackhouse Racing, a equipa satélite da Aprilia.
Destaques do título de Ai Ogura
– É o primeiro piloto japonês a conquistar um título de Grande Prémio desde Hiroshi Aoyama, campeão de 250 cc em 2009
– É o primeiro piloto japonês a sagrar-se campeão de Moto2 e o primeiro a conquistar o título na categoria intermédia desde Aoyama em 2009
– Ai Ogura é o sétimo piloto japonês a conquistar um título de Grande Prémio. Os outros foram Haruchika Aoki (2 vezes), Kazuto Sakata (2), Takazumi Katayama (1), Tetsuya Harada (1), Daijiro Kato (1) e Hiroshi Aoyama (1)
– Este é o nono título de Grande Prémio para o Japão
– Ai Ogura é o primeiro piloto da Asia Talent Cup a conseguir campeão no Mundial de Velocidade
– Com uma moto de chassis Boscoscuro, é o primeiro piloto desde Marc Márquez em 2012 (com Suter) a quebrar o domínio das motos Kalex em Moto2
– Com seis vitórias em Moto2, Ai Ogura é o piloto japonês de maior sucesso na categoria, à frente de Takaaki Nakagami (2 vitórias)
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!