MotoGP 2020…’paddock’ em ebulição, Oliveira no lugar de Zarco?

Miguel Oliveira poderá rumar á equipa oficial da KTM para se juntar a Pol Espargaró.

Na chegada ao Barcelona-Catalunha para a sétima prova do ano, e ainda com o final da primeira metade do ano á distância, o paddock do mundial MotoGP parece estar cada vez mais em ‘ponto de rebuçado’ tal a profusão de rumores e possíveis trocas de pilotos, marcas e equipas no pelotão das MotoGP.

As equipas oficiais da Yamaha, Honda, Ducati e Suzuki juntamente com as ‘satélite’ da Pramac, Petronas e LCR não vão mexer no seu alinhamento de pilotos, mas fora desse circulo pode estar a preparar-se uma verdadeira revolução, começando pela equipa da KTM onde Johann Zarco parece estar mesmo de malas aviadas e ao que tudo indica para dar o lugar a Miguel Oliveira, que assim se juntaria a Pol Espargaró. De saída da Tech 3 estará igualmente o malaio Hafizh Syahrim para assumir o lugar de Karel Abraham na Avintia, ao lado de Tito Rabat. As saídas dos dois pilotos da equipa de Hervé Poncharal poderão ajudar a que a equipa gaulesa seja a ‘porta de entrada’ para dois ‘rookies’, Brad Binder e Lorenzo Baldassari, sendo que Binder era já um nome apontado a estar na equipa desde o GP de Itália realizado no Mugello. O terceiro estreante em 2020 poderá ser Marcel Schrotter, juntando-se a Aleix Espargaró na Aprlia que definitivamente não está contente com Andrea Iannone e disposta a assinar a ‘guia de marcha’ ao cada vez mais ‘maniento’ italiano de mente dominada pelos desígnios da moda e cirurgias estéticas.

Falta agora apenas saber se a Avintia continua com a Ducati ou se irá mesmo avançar em conjunto com a SAG para a parceria com a Suzuki tornando-se estrutura ‘satélite’ da casa japonesa, cada vez mais perto dos primeiros lugares e por isso também mais apetecível para os privados. Ao mesmo tempo fica igualmente por anunciar, ou mesmo definir, a desejada entrada de Aki Ajo no ‘palco maior’ do campeonato também ao lado da Suzuki. Em 2020 os finlandeses querem ter um GP no seu país, as equipas de testes vão estar no Kymiring em Agosto para um primeiro contacto com a pista e uma equipa no escalão maior poderia ser um factor de maior atenção mediática para a prova.

O Barcelona-Catalunha promete por isso ser um circuito com muitos motivos de interesse dentro e fora da pista, até porque aí se celebra o 70º aniversário do campeonato.

EQUIPAS 2020

Yamaha: Valentino Rossi e Maverick Viñales
Ducati: Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci
Honda: Marc Marquez e Jorge Lorenzo
Suzuki: Alex Rins Rins e Joan Mir
KTM: Pol Espargaró e Miguel Oliveira (?)
Pramac: Francesco Bagnaia e Jack Miller
Petronas: Fabio Quartararo e Franco Morbidelli
Avintia: Hafizh Syahrim (?) e Tito Rabat
Aprillia: Aleix Espargaró e Marcel Schrotter (?)
Tech 3: Brad Binder (?) e Lorenzo Baldassari (?)
LCR: Cal Crutchlow e Takaaki Nakagami