O nível de segurança atualmente aplicado e gerado pelos equipamentos de proteção usados pelos motociclistas é incomparavelmente melhor do que era há uns anos. E mais ainda quando analisamos os equipamentos usados pelos pilotos profissionais de MotoGP. Mas nem mesmo esses equipamentos especiais conseguem resistir a situações bizarras como a que aconteceu com Fabio Quartararo no Grande Prémio de Aragão.
Para aqueles que não viram ou viram e já não se recordam, o campeão de MotoGP e piloto da Monster Energy Yamaha, nos momentos iniciais da primeira volta do GP de Aragão, sofreu uma queda bastante aparatosa após ter colidido com a traseira da Honda RC213V de Marc Márquez (Repsol Honda).
Depois de alguns momentos a deslizar pelo asfalto do Motorland Aragón, Quartararo levantou-se com notórias dores. E, pior, o seu fato, fabricado pela Alpinestars, estava aberto!
Como sabemos, um fato ou um equipamento de proteção de motociclismo não deverá “abrir” ou sair do sítio. Porém, nem mesmo a Alpinestars, uma das grandes marcas especializadas no fabrico de equipamentos de proteção para motociclistas, consegue simular todas as situações possíveis e imaginárias. E, infelizmente para Fabio Quartararo, em Aragão assistimos a uma dessas situações bizarras que levou à falha do seu fato.
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Quase uma semana depois do acidente, a própria Alpinestars decide vir a público explicar o que aconteceu no GP de Aragão ao fato de Fabio Quartararo.
De acordo com a marca de equipamentos, e depois de uma cuidadosa análise aos dados recolhidos não só pelo sistema de telemetria incluído no airbag do fato, como também às imagens captadas em vídeo, o fato do piloto francês aguentou todo o esforço que era suposto aguentar.
Então o que falhou? Na realidade, a Alpinestars revela que não existe uma única causa para a abertura do fato, mas sim uma sequência excecional de acontecimentos que levou à abertura do fecho principal do fato.
No momento imediatamente após o primeiro impacto, com a moto de Marc Márquez, Fabio Quartararo “saltou” da sua moto em frente, e nesse preciso momento o sistema de airbag do seu fato Alpinestars ativou conforme é suposto, e ainda antes do piloto tocar no solo.
Após cair no solo, de costas, e deslizar pelo asfalto, verificou-se que o fecho do fato permaneceu intacto. Mas a dinâmica do acidente ainda não tinha terminado, pois num segundo momento Fabio Quartararo foi apanhado pela frente da sua Yamaha M1, que bateu com o pneu dianteiro no seu peito.
A pele usada no fabrico do fato da Alpinestars estava esticada ao máximo devido ao piloto estar a deslizar de costas no asfalto, stressando o material, que permaneceu intacto durante esse período de abrasão intensa. Quando o pneu da roda dianteira da Yamaha M1 tocou no peito do piloto, esticou ainda mais a pele do fato, a um ponto nunca antes registado pela Alpinestars. De acordo com a marca, em centenas de quedas nunca tinham visto dados de telemetria deste nível.
Todos os elementos do fato permaneceram intactos. O que falhou foram os dentes usados no fecho ZIP principal. Quando o fecho ZIP desliza pelos dois conjuntos de dentes, os mesmos ficam unidos à sua passagem, fechando assim o fato, criando uma proteção completa. Porém, neste caso do acidente de Fabio Quartararo, e devido às forças extraordinárias que ocorreram naquele momento, os dentes “desconectaram-se”, permitindo que o fato abrisse.
Na sequência desse momento do segundo impacto, Fabio Quartararo acabou por se virar de barriga para baixo, e foi aí que o seu peito desprotegido e abdominais sofreram significativas e dolorosas abrasões devido ao atrito provocado pela superfície rugosa de asfalto.
Ainda que esta tenha sido uma situação anómala e fora de tudo o que a marca tinha registado e simulado, a Alpinestars revela que vai tomar medidas para que isto não volte a acontecer.
Quanto a Fabio Quartararo, que depois disto ainda sofreu uma queda quando era transportado de scooter de regresso à box, o piloto francês está já em Motegi para participar no Grande Prémio do Japão este fim de semana – clique aqui para ficar a par dos horários completos. O campeão de MotoGP garante que está pronto para competir, embora não esteja totalmente confortável com as abrasões no peito e abdominais.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar tudo o que aconteceu no Grande Prémio do Japão de MotoGP. A não perder!