Depois de nada menos do que 30 voltas ao circuito Sachsenring, cumprindo com aquela que foi a décima ronda do MotoGP 2022, o piloto português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) fechou a corrida da categoria rainha com um 9º lugar. Um dia que ficou marcado por mais uma vitória de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que assim reforçou a sua liderança no campeonato e vendo os mais diretos rivais – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Enea Bastianini (Gresini Racing) – perder bastantes pontos na luta pelo título.
No arranque do Grande Prémio da Alemanha, marcado por temperaturas elevadas o que levou à escolha do pneu dianteiro duro, e com alguns pilotos a optarem, numa escolha mais arriscada, por pneu traseiro de composto médio, foi Fabio Quartararo a levar a melhor sobre o “pole man” Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).
O vice-campeão tinha esperanças de conseguir em corrida confirmar o seu domínio no traçado alemão, mas a verdade é que levou longe demais o seu esforço. Logo no início da quarta volta, Bagnaia acelerou cedo demais na saída da primeira curva, tentando não deixar fugir Quartararo. Porém, o pneu traseiro escapou ao controlo do piloto, e nem mesmo a eletrónica evitou a queda. Bagnaia ficou na gravilha de Sachsenring.
Com isto, Quartararo ficou ainda mais sozinho na frente da corrida. O seu compatriota Johann Zarco (Prima Pramac) ainda tentou pressionar o campeão da Yamaha, que, porém, nunca se mostrou particularmente afetado com essa pressão. Aos poucos Quartararo foi aumentando a sua vantagem e defendendo a liderança sem cometer erros, com Zarco a tentar até metade da corrida reduzir essa diferença que se foi situando abaixo dos dois segundos.
Porém o ritmo implacável de Fabio Quartararo não deixou hipóteses a Zarco de se aproximar, e até final da corrida a diferença alargou para mais de cinco segundos.
Com as duas primeiras posições decididas desde relativamente cedo na corrida, a terceira posição apresentou uma batalha mais intensa e que acabou por envolver três pilotos: Aleix Espargaró e Maverick Viñales, os dois pilotos da Aprilia Racing, com Jack Miller (Ducati Lenovo Team), depois de cumprir uma “Long Lap Penalty”, a recuperar muitas posições.
Viñales sentia e mostrava-se mais eficaz do que Aleix Espargaró. Mas a sua Aprilia RS-GP sofreu um problema técnico com o sistema de ajuste da altura da suspensão traseira, o que o deixou fora de prova, e logo numa corrida em que podia finalmente chegar ao ambicionado pódio desde que chegou à equipa italiana.
Aleix Espargaró não teve muito tempo para respirar de alívio. Miller rapidamente se aproximou da traseira do espanhol, e manteve a pressão volta após volta. O australiano, que está a caminho da Red Bull KTM Factory em 2023, tentou por duas vezes travar mais tarde do que Aleix Espargaró na entrada para a primeira curva. Mas por duas vezes o piloto da Aprilia respondeu de imediato e recuperou o terceiro lugar.
Porém, a três voltas do final, foi Aleix Espargaró a cometer um erro nessa mesma travagem e assim deixou caminho livre para Jack Miller assumir a segunda posição. A partir desse momento Miller nunca mais desceu do último lugar do pódio, e assim terminou a corrida de MotoGP do Grande Prémio da Alemanha logo atrás dos dois franceses Quartararo e Zarco.
Quanto à corrida de Miguel Oliveira, o piloto português desta vez não conseguiu ganhar muitas posições no momento do arranque, algo que tantas vezes lhe tem permitido “salvar” fins de semana mais complicados. Ao longo das 30 voltas o piloto da Red Bull KTM Factory foi-se mantendo em luta com Pol Espargaró (Repsol Honda). O espanhol viria a abandonar a corrida.
Miguel Oliveira foi aproveitando para ganhar posições à medida que outros pilotos foram caindo em posições à sua frente, ou devido a problemas técnicos, como foi o caso de Maverick Viñales. Este último, com a sua desistência, permitiu ao piloto português subir a 9º, posição que levou até à bandeira de xadrez e assim consegue finalizar o GP da Alemanha com um “top 10”, somando importantes pontos na luta pela classificação de pilotos de MotoGP.
Grande Prémio da Alemanha – resultados da corrida
1 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
2 – Johann Zarco (Prima Pramac)
3 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team)
4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
5 – Luca Marini (Mooney VR46)
6 – Jorge Martin (Prima Pramac)
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)
9 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory)
10 – Enea Bastianini (Gresini Racing)
Classificação de MotoGP após GP da Alemanha
1 – Fabio Quartararo – 172 pontos
2 – Aleix Espargaró – 138 pontos
3 – Johann Zarco – 111 pontos
4 – Enea Bastianini – 100 pontos
5 – Brad Binder – 82 pontos
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10 – Miguel Oliveira – 64 pontos