MotoGP 2022 – Apresentação da Monster Energy Yamaha

Os campeões de MotoGP apresentaram as novas cores da YZR-M1. Aqui fica a apresentação da Monster Energy Yamaha para a temporada 2022 do Mundial de Velocidade.

Monster Energy Yamaha

Antes de começarem os testes oficiais deste início de ano em Sepang – 5 e 6 de fevereiro – e que colocam em pista todos os pilotos oficiais de MotoGP 2022, algumas equipas aproveitam para mostrar as novas cores. Hoje foi a vez da apresentação da Monster Energy Yamaha.

Os campeões em título começam a nova temporada com ambições reforçadas. Fabio Quartararo e Franco Morbidelli iniciam o ano como companheiros de equipa. Algo que, em 2021, apenas aconteceu quando Maverick Viñales saiu da marca de Iwata a caminho da Aprilia.

Monster Energy YamahaEste será o segundo ano de Quartararo na equipa de fábrica. E a Monster Energy Yamaha sabe que tem de entregar ao jovem campeão francês uma moto capaz de fazer frente ao poderio das rivais. Em particular da Ducati. No ano passado, Fabio Quartararo conseguiu um total de cinco vitórias, nove pódios e levou para casa o prémio M Award para piloto com mais “pole positions”.

Em 2022, “El Diablo” espera conseguir melhorar estas marcas e mostra-se concentrado na missão que tem pela frente:

“A pausa de inverno foi bastante longa, mas sendo honesto, parece que estive ocupado o tempo todo. Existiram muitos eventos em que estive presente, e, claro, o treino continuou como normalmente. Estou ansioso por começar a nova temporada e começar a andar na moto e melhorar. Conseguimos o título o ano passado, e isso foi ótimo. Ninguém poderá tirar-me isso, mas a partir do primeiro dia de testes, nada disso interessa. No ano passado praticamente mal fizemos testes de pré-temporada. Este ano já tenho uma temporada de experiência com a equipa, por isso sabemos como trabalhar bem em conjunto. Sabemos quais são as nossas forças e o que temos de melhorar, e isso vai ajudar nos testes de Sepang e Mandalika”, refere Fabio Quartararo.

Monster Energy YamahaQuem está também ansioso para que a nova temporada do Mundial de Velocidade comece é Franco Morbidelli. O italiano, vice-campeão de MotoGP em 2020, passou por um ano bastante complicado e os resultados ficaram bastante abaixo das expectativas. Quedas e lesões, bastante tempo afastado da competição. Tudo isto não ajudou Morbidelli a alcançar o potencial que se espera dele.

Mas MotoGP 2022 marca o início de uma nova era, e agora 100% comprometido com a Monster Energy Yamaha:

“O ano passado foi apenas para mostrar a minha força mental enquanto trabalhei para melhorar o meu físico. Não foi fácil regressar depois da minha operação ao joelho, mas o trabalho que fiz o ano passado vai ser benéfico para mim este ano. Já temos alguma informação com a qual podemos trabalhar, e já estou familiarizado com a moto e equipa. Sempre tive um bom feeling com a Yamaha, mas esta M1 é muito suave. Mal posso esperar por começar a andar na M1 de 2022 agora que o meu joelho está bom. O ambiente na equipa foi muito bom o ano passado, e por isso veremos quais são os passos que conseguimos dar este ano”, refere Franco Morbidelli.

Monster Energy YamahaCom a Yamaha YZR-M1 praticamente inalterada em termos de decoração e mantendo a Monster Energy como patrocinador principal, a equipa de fábrica da marca de Iwata apresenta algumas novidades a nível diretivo.

A principal é a chegada de Takahiro Sumi, com o japonês a assumir o cargo de diretor geral da divisão de competição da Yamaha Motor Co. Sumi junta-se assim a Lin Jarvis e Massimo Meregalli, estes mais envolvidos na parte operacional de cada Grande Prémio em que participa a Monster Energy Yamaha.