Para finalizar o calendário de apresentações das equipas de MotoGP 2022 apenas faltava conhecermos as novas cores da equipa de Valentino Rossi. E, conforme previsto, a Mooney VR46 Ducati apresentou o seu projeto que inclui uma equipa na categoria rainha com os pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi, e uma equipa na categoria Moto2 onde estarão os pilotos Celestino Vietti e Niccolò Antonelli aos comandos das Kalex com motor Triumph e tendo Luca Brivio como diretor dessa equipa.
Porém, o principal interesse acaba mesmo por ser a nova equipa Mooney VR46 Ducati.
Este é o “completar do círculo”, como diz Valentino Rossi, orgulhoso por estar a assistir ao aparecimento da sua equipa em MotoGP 2022. Um projeto que se iniciou com uma equipa de Moto3 e cresceu para as Moto2, e que na temporada anterior viu já a VR46 entrar na categoria rainha em parceria com a Avintia Esponsorama.
Leia também – MotoGP 2022: O guia completo
Este ano a equipa será totalmente composta por elementos e pilotos da VR46 Racing, e terá a Mooney como patrocinador principal e não a anunciada Aramco, que, supostamente, iria trazer dezenas de milhões de euros para a equipa de Rossi em MotoGP 2022. Para os menos conhecedores, a Mooney é uma empresa dedicada aos pagamentos online, e a ligação ao projeto de Valentino Rossi surgiu em dezembro passado numa reunião no famoso rancho em Tavullia.
A decoração das motos italianas de Marini e Bezzecchi inclui as cores amarelo fluorescente de Rossi e da sua academia VR46, em combinação com as cores tradicionais da Mooney, o amarelo e o laranja. As carenagens das Ducati Demosedici serão cobertas numa base cinzenta, e isso ajuda a criar uma imagem bastante apelativa em termos visuais que assim facilmente podem distinguir as duas motos na grelha de partida.
A equipa de Mooney VR46 Ducati terá como diretor de equipa Pablo Nieto. O responsável pelo projeto será o amigo de infância de Valentino Rossi, Uccio Salucci. E as motos serão diferentes para os dois pilotoso: Marco Bezzecchi estará aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP21 do ano passado, com atualizações, claro. Já Luca Marini, irmão do proprietário da equipa, terá ao seu dispor a nova Ducati Desmosedici GP22 com as especificações das motos oficiais.
Leia também – MotoGP 2022: Apresentação de todas as equipas
Para Luca Marini esta será a segunda temporada completa ao mais alto nível. Em MotoGP 2022, o jovem italiano espera fazer melhor do que a 19ª posição com que finalizou a sua temporada de estreia na categoria rainha e durante a apresentação da Mooney VR46 Ducati mostrou ambição:
“Vai ser uma temporada importante para mim e para toda a equipa Mooney VR46 Racing Team. Comecei a conhecer a Desmosedici GP22 e perceber o seu potencial durante os testes. Os sentimentos são mais do que positivos, o objetivo será estar no grupo do topo de forma consistente, lutar pelo top 5 e estar sempre no top 10. Eu gostava de chegar ao pódio, sei que é um objetivo muito ambicioso, mas tenho fé na minha equipa. A atmosfera é ótima. E também gosto das cores da equipa, que sempre foram as da VR46”.
A fazer a sua estreia em MotoGP 2022, Marco Bezzecchi terá à sua disposição a moto do ano passado. Mas isso não parece afetar a moral do “rookie”, que se mostra moralizado por entrar em pista assumindo o verdadeiro espírito italiano:
“O Qatar está já aí e tenho de aprender a gerir a pressão positiva que aí vem. Foi uma espera longa e a adrenalina é muita agora. Estou satisfeito pela forma como os testes decorreram, claro que ainda tenho muito para fazer, apenas fizemos uma simulação de corrida e os primeiros GP serão um desafio. Gosto da equipa, o ambiente é muito familiar. O título de Rookie do Ano é um bom objetivo e espero lutar por ele até ao fim. Será especial entrar em pista com esta moto: tem as cores do Valentino e da família VR46 e o espírito italiano da Mooney e Ducati”.
Quem também não perdeu a oportunidade de falar durante a apresentação da equipa Mooney VR46 Ducati foi Valentino Rossi. O agora ex-piloto de MotoGP, e que abraça este ano uma nova carreira no desporto motorizado, mas nos automóveis, será um espectador atento do que vai acontecer em MotoGP 2022 e, principalmente, o que farão os seus pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi:
“Percorremos um longo caminho desde o Moto3, mas agora estamos prontos a fazer a nossa estreia no MotoGP com a VR46 Racing e os nossos quatro jovens pilotos que eu sei que vão dar 100%. É o completar um círculo para mim e também para tantas pessoas que trabalharam neste projeto ao longo dos anos. Ao mesmo é o começo de um novo capítulo em MotoGP. Estamos aqui graças ao apoio dos nossos parceiros e estou feliz por dar as boas-vindas à Mooney”, afirmou Valentino Rossi durante a apresentação da sua equipa no Teatro de Pesaro.
Galeria de fotos Mooney VR46 Ducati