MotoGP 2022 – Apresentação da Mooney VR46 Ducati

A equipa de MotoGP 2022 liderada por Valentino Rossi foi apresentada com os pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi na categoria rainha e Celestino Vietti e Niccolò Antonelli nas Moto2.

Mooney VR46 Ducati

Para finalizar o calendário de apresentações das equipas de MotoGP 2022 apenas faltava conhecermos as novas cores da equipa de Valentino Rossi. E, conforme previsto, a Mooney VR46 Ducati apresentou o seu projeto que inclui uma equipa na categoria rainha com os pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi, e uma equipa na categoria Moto2 onde estarão os pilotos Celestino Vietti e Niccolò Antonelli aos comandos das Kalex com motor Triumph e tendo Luca Brivio como diretor dessa equipa.

Porém, o principal interesse acaba mesmo por ser a nova equipa Mooney VR46 Ducati.

Este é o “completar do círculo”, como diz Valentino Rossi, orgulhoso por estar a assistir ao aparecimento da sua equipa em MotoGP 2022. Um projeto que se iniciou com uma equipa de Moto3 e cresceu para as Moto2, e que na temporada anterior viu já a VR46 entrar na categoria rainha em parceria com a Avintia Esponsorama.

Leia também – MotoGP 2022: O guia completo

Mooney VR46 DucatiEste ano a equipa será totalmente composta por elementos e pilotos da VR46 Racing, e terá a Mooney como patrocinador principal e não a anunciada Aramco, que, supostamente, iria trazer dezenas de milhões de euros para a equipa de Rossi em MotoGP 2022. Para os menos conhecedores, a Mooney é uma empresa dedicada aos pagamentos online, e a ligação ao projeto de Valentino Rossi surgiu em dezembro passado numa reunião no famoso rancho em Tavullia.

A decoração das motos italianas de Marini e Bezzecchi inclui as cores amarelo fluorescente de Rossi e da sua academia VR46, em combinação com as cores tradicionais da Mooney, o amarelo e o laranja. As carenagens das Ducati Demosedici serão cobertas numa base cinzenta, e isso ajuda a criar uma imagem bastante apelativa em termos visuais que assim facilmente podem distinguir as duas motos na grelha de partida.

Mooney VR46 DucatiA equipa de Mooney VR46 Ducati terá como diretor de equipa Pablo Nieto. O responsável pelo projeto será o amigo de infância de Valentino Rossi, Uccio Salucci. E as motos serão diferentes para os dois pilotoso: Marco Bezzecchi estará aos comandos de uma Ducati Desmosedici GP21 do ano passado, com atualizações, claro. Já Luca Marini, irmão do proprietário da equipa, terá ao seu dispor a nova Ducati Desmosedici GP22 com as especificações das motos oficiais.

Leia também – MotoGP 2022: Apresentação de todas as equipas

Mooney VR46 DucatiPara Luca Marini esta será a segunda temporada completa ao mais alto nível. Em MotoGP 2022, o jovem italiano espera fazer melhor do que a 19ª posição com que finalizou a sua temporada de estreia na categoria rainha e durante a apresentação da Mooney VR46 Ducati mostrou ambição:

“Vai ser uma temporada importante para mim e para toda a equipa Mooney VR46 Racing Team. Comecei a conhecer a Desmosedici GP22 e perceber o seu potencial durante os testes. Os sentimentos são mais do que positivos, o objetivo será estar no grupo do topo de forma consistente, lutar pelo top 5 e estar sempre no top 10. Eu gostava de chegar ao pódio, sei que é um objetivo muito ambicioso, mas tenho fé na minha equipa. A atmosfera é ótima. E também gosto das cores da equipa, que sempre foram as da VR46”.

Mooney VR46 DucatiA fazer a sua estreia em MotoGP 2022, Marco Bezzecchi terá à sua disposição a moto do ano passado. Mas isso não parece afetar a moral do “rookie”, que se mostra moralizado por entrar em pista assumindo o verdadeiro espírito italiano:

“O Qatar está já aí e tenho de aprender a gerir a pressão positiva que aí vem. Foi uma espera longa e a adrenalina é muita agora. Estou satisfeito pela forma como os testes decorreram, claro que ainda tenho muito para fazer, apenas fizemos uma simulação de corrida e os primeiros GP serão um desafio. Gosto da equipa, o ambiente é muito familiar. O título de Rookie do Ano é um bom objetivo e espero lutar por ele até ao fim. Será especial entrar em pista com esta moto: tem as cores do Valentino e da família VR46 e o espírito italiano da Mooney e Ducati”.

Mooney VR46 DucatiQuem também não perdeu a oportunidade de falar durante a apresentação da equipa Mooney VR46 Ducati foi Valentino Rossi. O agora ex-piloto de MotoGP, e que abraça este ano uma nova carreira no desporto motorizado, mas nos automóveis, será um espectador atento do que vai acontecer em MotoGP 2022 e, principalmente, o que farão os seus pilotos Luca Marini e Marco Bezzecchi:

“Percorremos um longo caminho desde o Moto3, mas agora estamos prontos a fazer a nossa estreia no MotoGP com a VR46 Racing e os nossos quatro jovens pilotos que eu sei que vão dar 100%. É o completar um círculo para mim e também para tantas pessoas que trabalharam neste projeto ao longo dos anos. Ao mesmo é o começo de um novo capítulo em MotoGP. Estamos aqui graças ao apoio dos nossos parceiros e estou feliz por dar as boas-vindas à Mooney”, afirmou Valentino Rossi durante a apresentação da sua equipa no Teatro de Pesaro.

Galeria de fotos Mooney VR46 Ducati