Conforme estava previsto no calendário de apresentações das equipas de MotoGP 2022, a Repsol Honda apresentou hoje a nova RC213V. O protótipo japonês renova-se por completo para esta temporada da categoria rainha, em que será a “arma” usada por Marc Márquez e Pol Espargaró na tentativa de recuperar de um 2021 menos positivo.
Em termos técnicos já se sabe que a nova Honda RC213V apresenta grande diferenças. Embora a decoração com as já icónicas cores Repsol se mantenha praticamente inalterada desde 1995, por debaixo das carenagens encontramos uma moto totalmente nova. Neste que será o ano de celebração do 40º aniversário do HRC, o que inclui um novo logótipo, a moto japonesa conta com novidades a vários níveis.
O quadro e motor revisto, novo sistema de escape da SC Project, mas também um design que rompe com o estilo usado nos últimos anos. A frente está agora bastante mais agressiva no seu formato aerodinâmico, mais afilada. Já a traseira abandona a configuração de escape central, passando a ponteira mais para o lado direito. Uma opção que se assemelha muito ao usado pela Ducati ou a Aprilia nas suas motos.
VEJA AQUI – Vídeo da apresentação da equipa Repsol Honda para MotoGP 2022
De acordo com o diretor de equipa da Repsol Honda, Alberto Puig, o trabalho realizado pelo gigante japonês nos meses de pausa de inverno permitiu criar uma moto mais competitiva. Nas palavras do responsável espanhol, “Esta foi a melhor pré-temporada dos últimos anos”, referindo-se aos resultados obtidos pelos pilotos Honda nos recentes testes oficiais em Sepang.
Marc Márquez e Pol Espargaró formam novamente a dupla de pilotos de fábrica. A Repsol Honda tem agora, tal como as equipas rivais de MotoGP 2022, mais uma sessão de testes oficiais antes da primeira corrida do ano em Doha, no Grande Prémio do Qatar.
Marc Márquez #93
Para Márquez, oito vezes campeão do mundo, e depois de um período alargado em que se viu afetado por lesões graves ou recuperações demoradas, a mais recente afetou a sua visão devido à diplopia, MotoGP 2022 será o ano em que voltará na sua melhor forma. E para a Repsol Honda ter de volta aquele que é, sem dúvida, o seu melhor piloto, só pode ser uma excelente notícia.
De facto, os resultados de Marc Márquez nos recentes testes de Sepang, em que foi o 8º mais rápido, sendo de notar que não pilotava uma MotoGP desde outubro do ano passado, permitem antever um regresso ao mais alto nível para o piloto espanhol.
Pol Espargaró #44
Já Pol Espargaró tem mais uma oportunidade para convencer a Repsol Honda e a Honda Racing Corporation que o devem manter na estrutura de fábrica da marca japonesa.
Os rumores, cada vez mais “audíveis” no paddock, apontam para que a equipa tenha como alvo Joan Mir para o lugar do mais novo dos irmãos Espargaró. Isto coloca-o sob maior pressão. Mas na segunda temporada na equipa e com melhor conhecimento da RC213V, Pol Espargaró tem-se revelado confiante na obtenção de bons resultados.