Tal como se esperava, e apesar da chuva não ter aparecido nos primeiros treinos livres de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Austrália, as condições climatéricas sentidas no circuito Phillip Island acabaram por se fazer notar no arranque deste fim de semana na Austrália, em que Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) começa com o 18º tempo.
Apesar do asfalto do traçado australiano estar praticamente seco, pese embora apresente alguns locais onde a água da chuva dos últimos dias ainda obrigue a cuidados extra e ajudou a provocar alguns sustos aos pilotos mais “atrevidos” ou incautos, os principais adversários dos pilotos de MotoGP foram a temperatura baixa e o vento bastante intenso quase a chegar aos 30 km/h com algumas rajadas mais fortes.
Refira-se que, face ao vento intenso e a pensar na segurança dos pilotos de MotoGP, este fim de semana as equipas podem optar por remover por completo o pacote aerodinâmico (asas), conforme a Revista MotoJornal já aqui explicou.
E se podíamos esperar que alguns pilotos saíssem para a pista sem asas nas suas motos, a verdade é que Marc Márquez (Repsol Honda) acabou por entrar em pista com uma das suas Honda RC213V equipada com um conjunto de apêndices aerodinâmicos fixos à traseira da moto japonesa. Uma solução muito semelhante, para não dizer igual, à já utilizada pela Ducati Corse nas suas Desmosedici.
Neste primeiro treino livre de MotoGP do Grande Prémio da Austrália, o português Miguel Oliveira chegou mesmo a ocupar o primeiro lugar da tabela de tempos, oscilando depois para cima e para baixo durante alguns minutos devido a outros pilotos e ao próprio Miguel conseguirem registar melhores tempos por volta.
Com o passar dos minutos, Miguel Oliveira e a sua KTM RC16 foram descendo na ordem dos tempos, primeiro saindo do “top 10”, e depois continuaram a descer até se fixarem finalmente no 18º lugar na tabela de tempos quando terminou a sessão de treinos desta manhã em Phillip Island.
Miguel Oliveira rodou em 1m31.950s, tempo obtido naquela que foi a sua 11ª de 23 voltas cumpridas na TL1.
Numa sessão em que os pilotos puderam então voltar a sentir o “ritmo” do traçado australiano após vários anos de ausência, o mais rápido em pista foi Johann Zarco (Prima Pramac Ducati). O francês esperou pelos segundos finais para desferir o seu ataque ao primeiro lugar da tabela de tempos e com uma volta em 1m30.368s, Zarco foi capaz de bater todos os seus rivais.
Com os pilotos da categoria rainha a optarem por compostos de pneus Michelin que variaram entre o macio e o médio, mas com combinações bastante diferenciadas, havendo pilotos a optar por dois pneus macios, outros com dianteiro médio e traseiro macio, e outros ainda com dianteiro macio e traseiro médio, quem parece continuar em boa forma é o piloto da casa e recém-casado Jack Miller (Ducati Lenovo Team).
Miller foi o segundo melhor em pista, logo na frente do surpreendente Alex Márquez (Castrol LCR Honda), que começa em grande plano este Grande Prémio da Austrália.
Quanto aos principais candidatos ao título, e quando iniciamos o primeiro dos três últimos GP do ano, o melhor nesta primeira sessão de treinos livres foi Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que terminou em 5º, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) foi 8º, e o campeão e líder do mundial, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), a não ir além do 12º lugar o que o deixa fora dos dez mais rápidos.
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