MotoGP 2022 Espanha – Dupla da Suzuki Ecstar domina primeiro treino livre

A primeira sessão de treinos livres de MotoGP do Grande Prémio de Espanha termina com Joan Mir como mais rápido. Miguel Oliveira começa o dia com o 16º melhor tempo.

MotoGP

Uma semana depois da visita ao Autódromo Internacional do Algarve, o paddock de MotoGP instalou-se no circuito Jerez Ángel Nieto para a realização da sexta ronda do calendário, o Grande Prémio de Espanha. Nesta manhã do primeiro dia realizou-se a primeira sessão de treinos livres da categoria rainha, que viu a Suzuki Ecstar obter uma dobradinha e Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) terminar com o 16º melhor tempo.

Apesar do sol brilhar no traçado andaluz, o que contrastou claramente com o que vimos no GP anterior em Portugal, o que obviamente implica temperaturas mais elevadas e escolhas diferentes de pneus no sentido dos pilotos e equipas entenderem qual o caminho a seguir em termos de afinações, a verdade é que algumas zonas do asfalto do circuito de Jerez Ángel Nieto apresentavam manchas de humidade mais visível.

Isso levou a alguns sustos e, inclusivamente, à queda do campeão Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).

MotoGPO piloto francês e a sua Yamaha M1 mostraram-se rápidos desde o primeiro minuto deste primeiro treino livre de MotoGP.

Depois da vitória em Portugal, Quartararo quer manter o bom momento no Grande Prémio de Espanha e rapidamente assumiu o primeiro lugar na tabela de tempos. Porém, numa das suas tentativas de volta rápida, o francês passou por um dos pedaços de asfalto com humidade na última curva, e imediatamente sentiu o amargo sabor do asfalto andaluz.

Quartararo conseguiu voltar a subir para a sua Yamaha M1 e trazer a moto danificada até ao pit lane. Mas no momento da queda sofreu um toque no baixo ventre, não escondeu as dores e incómodo, e depois de vários minutos fora da box a recuperar, Quartararo voltou à pista, mas não mais recuperou o ritmo de evolução em termos de tempos que tinha evidenciado até à queda. Terminou a TL1 na 5ª posição.

MotoGPIndiferente a tudo isto, e a querer recuperar do “balde de água fria” de domingo passado, Joan Mir e a Suzuki GSX-RR #36 subiram nos momentos finais da sessão de treinos livres ao topo da tabela de tempos com uma volta em 1m38.194s, o que lhe permitiu defender-se do ataque final do seu companheiro de equipa Alex Rins que com 1m38.219s ficou muito perto do campeão de 2020.

Quem surpreendeu neste primeiro treino livre de MotoGP a contar para o Grande Prémio de Espanha foi Alex Márquez. O piloto espanhol da Castrol LCR Honda fechou a manhã com o terceiro melhor registo em Jerez, deixando atrás de si Aleix Espargaró (Aprilia Racing) que quererá manter os bons resultados este fim de semana após o pódio em Portugal com a moto italiana.

Para a equipa de Lucio Cecchinello este foi um arranque de fim de semana positivo, com Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) a seguir a pisadas de Alex Márquez. O piloto japonês de 30 anos sabe que tem de começar a mostrar resultados se quiser manter o seu lugar em MotoGP com a Honda satélite, e o 6º tempo no arranque em Jerez é uma boa indicação.

MotoGPA melhor moto da KTM é a de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) com o 7º melhor tempo a cerca de três décimos de diferença para Joan Mir, enquanto na lista dos dez melhores tempos neste primeiro treino livre de MotoGP encontramos apenas uma moto da Ducati, neste caso da Ducati Lenovo Team, com Jack Miller a fechar precisamente o “top 10”.

Quanto ao português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory), cada vez mais um dos nomes em destaque no “mercado de pilotos” e um dos pilotos em maior foco no paddock, o começo de Grande Prémio de Espanha faz-se com o 16º melhor tempo na primeira sessão de treinos livres.

Miguel Oliveira até começou a sessão a rodar entre os cinco melhores, mas com o passar dos minutos o #88 foi descendo na tabela de tempos até acabar por se fixar em 16º. A melhor volta do português foi de 1m38.991s, o que o deixa a cerca de oito décimos de diferença do mais rápido Joan Mir.

MotoGPPorém, e tendo em vista a entrada direta na Qualificação 2, Miguel Oliveira está a pouco mais de dois décimos do 10º lugar de Jack Miller, e certamente na segunda sessão de treinos livres o piloto português vai atacar ainda mais o cronómetro de forma a posicionar-se entre os dez mais rápidos de MotoGP e sonhar então com a Q2 de forma direta.

Fique atento a www.motojornal.pt para saber tudo sobre o Grande Prémio de Espanha e com maior destaque para o que consegue fazer o português Miguel Oliveira. A não perder!

Quer ficar a par de todos os horários do Grande Prémio de Espanha? Então clique aqui!

MotoGP – Resultados da TL1 do GP de Espanha

1 – Joan Mir (Suzuki Ecstar) – 1m38.194s

2 – Alex Rins (Suzuki Ecstar) – 1m38.219s

3 – Alex Márquez (Castrol Honda LCR) – 1m38.368s

4 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.426s

5 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m38.439s

16 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m38.991s