O fim de semana do Grande Prémio de Espanha está, sem dúvida, a ser dos mais complicados que Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) está a sentir esta temporada em MotoGP.
Sem conseguir entrar nos dez mais rápidos nas três primeiras sessões de treinos livres e assim passar direto à Qualificação 2, o piloto português enfrentou a sempre complicada Qualificação 1 poucos minutos depois de uma boa quarta sessão de treinos livres em que esteve entre os mais rápidos durante a simulação de corrida.
Nesta Qualificação 1 de MotoGP no circuito Jerez Ángel Nieto, Miguel Oliveira optou, tal como os restantes pilotos que com ele tentaram passar à Q2, pelos pneus duro e macio da Michelin. Mas a KTM RC16 não parece estar a conseguir funcionar no traçado andaluz, e logo quando se preparava para iniciar a primeira volta lançada, Miguel Oliveira foi obrigado a reentrar na box devido a um problema técnico.
A frustração estava bem patente nos olhos e em toda a expressão corporal do piloto de Almada no momento em que entrou na box nessa paragem não programada, e foi assim obrigado a passar grande parte da Q1 na box, sem conseguir rodar e acumular voltas e ritmo.
E qual foi o problema técnico? De acordo com Miguel Oliveira, o problema na sua KTM RC16 esteve relacionado com o sistema de ajuste de altura da traseira, o denominado “ride height device”. O sistema não estava a funcionar corretamente e os técnicos da Red Bull KTM Factory foram mesmo obrigados a uma solução de recurso que foi cortar mesmo o cabo que controla o RHD. O piloto não teve hipótese de contar com o sistema durante a qualificação, e isso acabou por se refletir, inevitavelmente, nos tempos por volta.
A cerca de seis minutos do fim, finalmente Miguel Oliveira teve a oportunidade de sair para a pista. Mas apenas foi capaz de fazer duas voltas rápidas, e sempre no limite.
A primeira tentativa de fazer volta rápida que lhe permitisse passar à Q2 foi a sua melhor: 1m37.958s.
Infelizmente, e apesar do derradeiro esforço, Miguel Oliveira ficou fora dos dois primeiros lugares da Q1, terminando então a sua qualificação com o 11º lugar, o que se traduz no 21º lugar na grelha de partida do Grande Prémio de Espanha que se realiza amanhã 1 de maio.
Os dois mais rápidos na Q1 foram Johann Zarco (Pramac Ducati) e Marco Bezzecchi (Mooney VR46).
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