Como em todos os negócios, e em particular negócios que envolvem muitos milhões, é necessário acertar os detalhes que permitem “fechar negócio” o mais rapidamente possível. E foi isso que a Dorna e o promotor do Grande Prémio da Malásia fizeram, anunciando desde já a extensão do contrato até 2024. Desta forma teremos MotoGP no circuito de Sepang durante mais dois anos, pelo menos.
O novo patrocinador principal do evento será a Petronas, empresa gigante no mundo dos produtos petrolíferos, e que substitui a rival Shell como nome associado ao Grande Prémio da Malásia.
Recorde-se que a Petronas deixou de ter o seu nome associado a qualquer equipa do Mundial de Velocidade, e inclusivamente o seu abandono da competição obrigou a estrutura liderada por Razlan Razali, antigamente conhecida como SRT – Sepang Racing Team, a reorganizar-se, mudar de nome e de patrocinador sendo agora a WithU Yamaha RNF. Razali que, curiosamente, já foi CEO do circuito de Sepang.
O Grande Prémio da Malásia realiza-se em Sepang desde 1999.
Tem sido, pelo menos nos anos mais recentes, um dos eventos com maior número de pessoas nas bancadas. Poucos são os circuitos que acolhem um número de espectadores superior a 200.000 pessoas num fim de semana de Grande Prémio – Alemanha, França e Tailândia. Mas na Malásia os números de espectadores impressionam de qualquer forma, e no ano 2019, antes do Covid-19, o traçado malaio registou um total de cerca de 171 mil espectadores, sendo que 103.850 foram só no dia da corrida!
Azhan Shafriman Hanif, que ocupou a posição de CEO do circuito de Sepang desde a saída de Razlan Razali, mostra-se satisfeito por ver o seu traçado voltar a acolher as corridas do Mundial de Velocidade. Depois de dois anos sem as motos do mundial rodarem em Sepang devido à pandemia, o regresso nos testes de pré-temporada foi muito saudado por todos, e o responsável máximo do circuito está ansioso por voltar a ter bancadas cheias:
“Com números recorde de espectadores ano após ano, estamos ansiosos por receber novamente os fãs em Sepang depois de dois anos de ausência. Em linha com o nosso tema #WelcomeHome, este ano será o renascimento da competição com iniciativas únicas”.
Quem também se mostra satisfeito com a confirmação do Grande Prémio da Malásia por mais dois anos até 2024, é Carmelo Ezpeleta.
O responsável máximo da Dorna, entidade que tem a seu cargo a gestão do Mundial de Velocidade, não só está satisfeito pelo regresso do mundial a um país que representa um mercado extremamente importante para o motociclismo, mas também porque é o regresso a um Grande Prémio que todos os fãs gostam de assistir:
“Estamos muito felizes por confirmar que o Grande Prémio da Malásia se mantém no calendário pelo menos até 2024. A Malásia é um mercado vital para o MotoGP e é um prazer competir em Sepang e testemunhar a paixão incrível dos fãs que enchem as bancadas”, refere Carmelo Ezpeleta.
Com o contrato assinado para as próximas duas temporadas, o que não será grande novidade, na realidade a maior informação que está associada a este momento é a divulgação que já decorrem negociações entre as partes para se atingir um acordo que seja válido para além de 2024.
Tudo indica que as negociações estão bem encaminhadas para que O Grande Prémio da Malásia se mantenha no calendário de MotoGP até 2026.