Depois de termos assistido a corridas intensas em Jerez, o Mundial de Velocidade está de volta à ação no fim de semana de 13 a 15 de maio para o Grande Prémio de França. O circuito de Le Mans será o cenário daquela que é a sétima ronda da temporada MotoGP 2022, e novamente esperam-se corridas emocionantes, principalmente em MotoGP, onde milita o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory).
Felizmente as condições climatéricas previstas para este Grande Prémio de França apontam para bom tempo. Isso permitirá aos pilotos e equipas aproveitar da melhor forma as melhorias e soluções técnicas que encontraram nos recentes testes oficiais de MotoGP em Jerez.
Com Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a chegar a “casa” na frente do campeonato com uma liderança cada vez mais reforçada, o que dará aos fãs franceses mais um motivo para encher as bancadas do circuito de Le Mans, a verdade é que esta sétima ronda do ano reveste-se de uma importância maior devido às negociações de contratos e, principalmente, porque será o primeiro GP depois de se saber, ainda que não de forma oficial, que a Suzuki abandonará a categoria rainha no final de 2022.
A marca de Hamamatsu estará certamente no centro das atenções durante o Grande Prémio de França. E a decisão da Suzuki abandonar MotoGP, criando assim um maior stress sobre as negociações de novos contratos de pilotos, poderá inclusivamente levar a novidades sobre mudanças de pilotos a partir de 2023.
Quanto ao português Miguel Oliveira, que está a ser apontado à Yamaha e com o próprio responsável pelo projeto desportivo da casa de Iwata, Lin Jarvis, a assumir publicamente que fala com Paulo Oliveira, pai e empresário do piloto luso, desde esta Primavera, como, aliás, tem falado com outros representantes de pilotos, o Grande Prémio de França será a oportunidade para perceber se a KTM conseguiu encontrar forma de resolver a inconsistência na performance da RC16.
Os testes de Jerez mostraram algumas melhorias e inclusivamente um novo pacote aerodinâmico, sendo que o maior destaque foi o curioso sistema de escape que revela que a KTM continua a procurar forma de extrair mais algum “sumo” do seu motor V4.
Para não perder nada do que acontece no Grande Prémio de França de MotoGP, fique atento a www.motojornal.pt . E abaixo pode ficar a conhecer os horários completos desta ronda em Le Mans.
Horários do Grande Prémio de França
Sexta-feira 13 de maio
7H25 – 7H45 – MotoE – Treinos Livres 1
8H00 – 8H40 – Moto3 – Treinos Livres 1
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 1
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 1
11H35 – 11H50 – MotoE – Treinos Livres 2
12H15 – 12H55 – Moto3 – Treinos Livres 2
13H10 – 13H55 – MotoGP – Treinos Livres 2
14H10 – 14H50 – Moto2 – Treinos Livres 2
15H50 – 16H00 – MotoE – Qualificação 1
16H10 – 16H20 – MotoE – Qualificação 2
Sábado 14 de maio
8H00 – 8H40 – Moto3 – Treinos Livres 3
8H55 – 9H40 – MotoGP – Treinos Livres 3
9H55 – 10H35 – Moto2 – Treinos Livres 3
11H35 – 11H50 – Moto3 – Qualificação 1
12H00 – 12H15 – Moto3 – Qualificação 2
12H30 – 13H00 – MotoGP – Treinos Livres 4
13H10 – 13H25 – MotoGP – Qualificação 1
13H35 – 13H50 – MotoGP – Qualificação 2
14H10 – 14H25 – Moto2 – Qualificação 1
14H35 – 14H50 – Moto2 – Qualificação 2
15H25 – MotoE – Corrida 1
Domingo 15 de maio
8H00 – 8H10 – Moto3 – Warm Up
8H20 – 8H30 – Moto2 – Warm Up
8H40 – 9H00 – MotoGP – Warm Up
10H00 – Moto3 – Corrida
11H20 – Moto2 – Corrida
13H00 – MotoGP – Corrida
14H30 – MotoE – Corrida 2