MotoGP 2022 – KTM reforça-se na F1… e na Ducati!

A marca austríaca “rouba” o chefe da equipa técnica de Enea Bastianini. A KTM reforça-se com Alberto Giribuola da Ducati.

A temporada 2023 está a desenhar-se como uma temporada de “all in” para a KTM em MotoGP. Para além de reestruturar quase por completo o seu lote de pilotos e introduzir a equipa GasGas Factory Team, a casa de Mattighofen continua atenta ao mercado de técnicos e engenheiros que possam elevar o nível do protótipo RC16.

Stefan Pierer, CEO da KTM, é uma presença assídua na box da KTM na categoria rainha. O responsável máximo pelos destinos do grupo KTM AG gosta de estar envolvido nas decisões dos projetos desportivos de Mattighofen, e um dos aspetos mais relevantes atualmente para a marca, será o reforço técnico do projeto de MotoGP.

Se a temporada 2022 está a correr algo abaixo das expectativas, pese embora alguns resultados muito bons, como o de Miguel Oliveira que venceu o GP da Indonésia, a verdade é que a próxima temporada está já bastante avançada em termos de planeamento.

ktmNum primeiro momento, Pierer foi buscar inspiração nos rivais Aprilia Racing. A marca de Noale, após algumas temporadas a sofrer com uma moto pouco competitiva e pouco fiável, conseguiu dar a volta aos resultados este ano, principalmente. E isso coincidiu com a chegada de Massimo Rivola, atual CEO da Aprilia Racing e uma pessoa com larga experiência na Fórmula 1.

Na F1, como se sabe, a questão da aerodinâmica tem sido desenvolvida a um nível ainda mais detalhado do que em MotoGP, e a chegada de Rivola, com toda a sua experiência nesse campo, mas não só, permitiu à Aprilia RS-GP tornar-se numa moto muito competitiva, como Miguel Oliveira faz questão de destacar na conferência de imprensa em que participou em Misano.

Stefan Pierer diz que “O novo diretor da Aprilia é muito inteligente. Gosto muito dele. Veio da F1 e trouxe a sua muita experiência na aerodinâmica. Em 2023 vamos aumentar o nosso empenho com a chegada de pessoal da F1”, refere o CEO da KTM ao portal Autosport.com.

ktmPara a KTM certamente será importante a ligação ao patrocinador Red Bull, que tem uma equipa, e por sinal com excelentes resultados, na Fórmula 1. Pierer não esconde qual será a estratégia pois “A Red Bull tem centenas de técnicos de aerodinâmica com muita experiência. Será uma das chaves de 2023”, confirmando assim que a KTM vai “bater à porta” da equipa Red Bull de F1.

A KTM junta-se assim à Aprilia e também à Yamaha nas equipas que foram buscar engenheiros à F1.

Mas o reforço a nível técnico da estrutura KTM em MotoGP não se fará apenas com recurso aos engenheiros da Red Bull na F1. Na realidade, Paolo Ciabatti, diretor desportivo da Ducati Corse, revelou que a marca italiana vai perder Alberto Giribuola, atual chefe da equipa técnica de Enea Bastianini na Gresini Racing, e que anteriormente acompanhou Andrea Dovizioso quando o italiano competia na equipa de fábrica da Ducati.

A Ducati contava com a experiência e ligação de Alberto Giribuola para ajudar Enea Bastianini na transição para a equipa de fábrica em 2023. Mas os planos da casa de Borgo Panigale terão de ser ajustados, pois a KTM decidiu reforçar-se com um dos seus técnicos mais experientes.

Ciabatti confirma isso mesmo dizendo que “É verdade que o Alberto segue um novo caminho, temos pena, mas faz parte do trabalho. Estamos a fazer as devidas avaliações para estabelecer qual será o melhor elemento para o Enea na próxima temporada de MotoGP”.

Veremos se todo este investimento ao nível de técnicos e engenheiros por parte da KTM servirá realmente para elevar o patamar de performance da moto austríaca a partir da temporada 2023 de MotoGP.