MotoGP 2022 – Marc Márquez fala da sua recuperação e futuro

O oito vezes campeão do mundo junta-se à Repsol Honda na Áustria. Marc Márquez quer saber o que se passa e aponta para uma corrida este ano.

Marc Márquez

É um dos maiores pilotos de sempre do motociclismo de competição. Oito vezes campeão do mundo, Marc Márquez está a passar por um período bastante complicado na sua carreira de piloto, tendo-se submetido a uma quarta intervenção cirúrgica ao braço direito para poder voltar a usufruir de qualidade de vida e até sentir-se feliz quando anda na sua Honda RC213V de MotoGP.

A importância de Marc Márquez para a Honda está à vista de todos os fãs.

O fabricante japonês está a sofrer imenso com o protótipo deste ano, e mesmo com Alberto Puig a garantir que o HRC faz de tudo para sair deste “buraco” de resultados negativos, a verdade é que fica claro que a Honda apenas tem resultados positivos por intermédio de Marc Márquez.

Marc MárquezAinda no recente GP da Grã-Bretanha vimos novamente Pol Espargaró e Stefan Bradl, nas motos da Repsol Honda, e ainda Takaaki Nakagami e Alex Márquez nas motos da LCR, a não conseguirem entrar na Q2 de MotoGP e em corrida os resultados foram desastrosos.

A ausência das pistas de Marc é por isso ainda mais sentida do que o habitual. Agora, num momento em que passaram dez semanas desde a operação ao úmero do braço direito, o piloto espanhol decidiu revelar alguns detalhes da sua recuperação e de como encara o futuro em MotoGP.

O principal foco de Márquez é a sua recuperação. Para conseguir maximizar os efeitos da operação ao braço, e recolocação do osso na sua posição correta, o espanhol passou algumas semanas em repouso absoluto, tendo recentemente iniciado o processo de fisioterapia. A recuperação, de acordo com a equipa médica que acompanha o piloto em Madrid, vai agora entrar numa fase mais intensiva, com exercícios específicos, natação e corrida.

Marc MárquezA cada semana que passa a equipa de especialistas que acompanha o piloto da Repsol Honda permite que seja acrescentado mais peso, ou que os exercícios contenham um grau mais elevado de resistência. Tudo isto sem colocar o corpo do piloto em stress exagerado, mas num claro sinal que a recuperação está a correr conforme previsto.

Nesse aspeto, Marc Márquez refere que “Passo a passo estou a sentir-me melhor, o osso está a curar bem, que é a melhor notícia para mim. Ainda estamos em modo reabilitação, tenho trabalhado muito no cardio para estar preparado. No final de agosto tenho mais um exame médico, e a partir daí poderemos dar outro passo na recuperação e começar realmente a puxar e a criar músculo”, começa por referir o espanhol, antes de afirmar que “Alguns dias são melhores do que outros, mas isso faz parte da viagem. Estou otimista, mas não quero dizer demasiado sobre timings até termos esses exames”.

Com esses exames de final de agosto em mente como “deadline” para se perceber melhor quando teremos Marc Márquez novamente em pista, o piloto espanhol, e ao contrário do que aconteceu anteriormente no momento inicial do seu calvário de lesões, pretende estar mais envolvido em tudo o que seja relacionado com o desenvolvimento da Honda RC213V do próximo ano.

Marc MárquezMarc Márquez está em constante contacto com Stefan Bradl, piloto de testes da Honda e que o substitui em MotoGP durante a sua recuperação fora das pistas. E a verdade é que Márquez está consciente do desafio que o próprio, mas principalmente a equipa japonesa, tem pela frente:

“A Honda está num momento crítico. Estou a falar muito com a minha equipa e a tentar entender a moto de 2022, a situação e o que está a acontecer. Estamos todos a trabalhar juntos, vencemos juntos e perdemos juntos, e vamos regressar juntos. Estou a falar muito com o Bradl e o Santi (chefe de mecânicos de Marc) e estamos a testar muitas coisas, e eles sabem como eu conduzo. Eu disse em Mugello que estaria em casa, mas que queria estar ligado. NA operação anterior eu desconectei-me demasiado, e quero estar envolvido para quando voltar ter tudo ‘fresco’”.

No Grande Prémio da Áustria teremos o piloto espanhol de regresso à box da Repsol Honda… mas apenas para colaborar nos esforços da equipa e falar da situação com os responsáveis do HRC.

Mas quando é que acontecerá o regresso de Marc Márquez à pista?

Sem esconder a vontade que tem de regressar às pistas e aos comandos da sua Honda RC213V #93, Márquez garante que só regressa à competição quando receber o OK dos médicos e se sentir totalmente recuperado.

O objetivo do piloto espanhol, e que o próprio refere como sendo realista, será conseguir competir ainda em 2022. Tem na sua mente que isso pode acontecer nos dois últimos Grandes Prémios deste ano, mas provavelmente só acontecerá em Valência. Desta forma poderá pilotar a atual versão da RC213V antes de depois entrar em modo de “desenvolvimento” do protótipo de 2023 com uma boa base de comparação.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar a recuperação de Marc Márquez para o regresso às pistas de MotoGP. A não perder!