MotoGP 2022 – Marc Márquez feliz no regresso nos testes de Misano

O piloto espanhol está de volta aos comandos da Honda RC213V nos testes de Misano. Marc Márquez completou 39 voltas e está feliz novamente!

Depois de 100 dias ausente das pistas aos comandos de um protótipo de MotoGP, Marc Márquez (Repsol Honda) finalmente regressou à ação durante o primeiro dia de testes oficiais da categoria rainha no circuito de Misano. O piloto espanhol completou um total de 39 voltas até à hora de almoço, obtendo bons registos, assumindo-se como estando feliz pelo regresso aos comandos da sua Honda RC213V.

Marc Márquez parece estar a fazer as coisas com calma, precisamente o contrário do seu habitual temperamento em pista.

Aguardou 45 minutos já depois do início do primeiro dia de testes de Misano antes de entrar pela primeira vez em pista. O objetivo era fazer saídas de poucas voltas, testar a sua condição física, nomeadamente a estabilidade do braço direito, e depois ir avançando a partir daí para cumprir um plano de testes definido pelo HRC na tentativa de encontrar o caminho para a moto de 2023.

E a verdade é que apenas duas semanas depois de intensificar os seus treinos, com sessões de ginásio para recuperar a força muscular, Marc Márquez rapidamente se mostrou rápido em pista. Mesmo depois de três meses sem andar numa MotoGP e de ter sido operado, Marc Márquez começou a rodar com tempos melhores do que os pilotos Honda durante a Qualificação 1 de MotoGP no Grande Prémio de São Marino.

marc márquezSentindo-se bem, a partir daí aproveitou este dia de testes oficiais para levar para a pista diversas novidades da Honda, nomeadamente uma carenagem inferior muito semelhante à que a Aprilia RS-GP 22 apresenta, e que, fruto do seu design, ajuda a criar efeito solo, permitindo à moto italiana percorrer uma curva a maior velocidade. A Honda estará a tentar replicar este conceito na sua próxima RC213V do ano que vem.

Para não forçar demasiado o corpo neste dia de regresso ao MotoGP, Marc Márquez abandonou o teste de Misano por volta da hora de almoço. Cumpriu um total de 39 voltas.

Já depois do teste ter terminado para si, o oito vezes campeão mundial esteve à conversa com a imprensa no paddock do circuito de Misano. Para além de detalhar algumas coisas que aconteceram hoje, Márquez abre a porta ao regresso à pista no segundo dia de testes oficiais, e também deixa em aberto a possibilidade de regressar à competição no Grande Prémio de Aragão.

Sobre o dia de testes, Marc Márquez refere que “Estou feliz! A primeira saída não gostei nada porque estas motos são demasiado rápidas. Pouco a pouco senti-me melhor. Ainda sei andar de moto (risos)! Mas falta-me muita força no braço e ombro direito. Estava previsto fazer 40 voltas e fiz 39. Os meus tempos foram bons, e por isso comecei a testar algumas novidades aerodinâmicas. A posição do braço é agora mais natural. Ainda me faltam forças para manter a posição correta várias voltas seguidas. O caminho ainda é longo, mas sinto-me bem. Tive de pilotar um pouco por instinto depois de 100 dias parado”, começa por dizer o espanhol.

Com a felicidade estampada na sua cara, Marc Márquez nem queria parar: “Perguntei se podia continuar a rodar esta tarde, mas pararam-me. Terminei ao meio-dia para poder pilotar amanhã. Se então estiver bem, vou dar mais voltas”, confirmando assim que também vai continuar a sair para a pista com a RC213V no segundo dia de testes oficiais de Misano.

E para Marc Márquez será importante continuar a testar a moto japonesa, e em particular a sua nova carenagem inferior com efeito solo. O piloto espanhol de 29 anos ainda poderá homologar uma segunda versão de “pack” aerodinâmico, e por isso se tudo for positivo, Márquez estaria ponto a estrear esta nova solução em competição.

E quando é que será o regresso do piloto da Repsol Honda às corridas?

Tudo indica que será no Grande Prémio de Aragão. Ainda antes de Marc ter estado em pista neste dia de testes de MotoGP, já Stefan Bradl, o seu substituto e piloto de testes do HRC, referia que o piloto espanhol estaria no bom caminho para voltar a competir no circuito Motorland Aragón.

Aliás, se isso acontecer, Márquez estaria num circuito onde conseguiu obter excelentes resultados em anos anteriores às suas lesões mais recentes.

“Já sabem como eu sou. Quando perceber que estou mais ou menos em condições de fazer uma boa corrida, regressarei. Neste momento sofro para fazer quatro voltas consecutivas. Talvez até conseguisse fazer 10 voltas, mas certamente que seria impossível fazer a distância de corrida. Esta tarde faço fisioterapia e muito gelo, e amanhã vou ver como acordo. Amanhã ainda não vou poder tomar nenhuma decisão, só lá para o fim de semana terei uma ideia melhor. Existe a possibilidade de correr em Aragão, mas essa não é a minha prioridade agora”, concluiu Marc Márquez.

Fique atento a www.motojornal.pt pois estamos a acompanhar os testes oficiais de MotoGP em Misano.