MotoGP 2022 P. Baixos – Bagnaia vence em dia de recital da Aprilia

Francesco Bagnaia venceu o GP P. Baixos 2022 em Assen TT, mas o espetáculo ficou nas mãos da Aprilia, com o pódio de M. Viñales e recital de A. Espargaro. Miguel Oliveira foi 9º.

Depois de ter alcançado a pole position para este GP do Países Baixos 2022, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) arrancou para a corrida de hoje e fez um passeio de ‘campeão’ rumo à vitória. Implacável, o italiano dominou desde o arranque até ao xadrez de Assen, naquele que é o circuito preferido do calendário do MotoGP para o #63 da Ducati.

Na segunda posição terminou um incrível Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), que alcançou pela primeira vez o pódio nesta sua temporada de estreia na categoria maior da velocidade mundial.

Recital de Noale

Mas o melhor do espetáculo desta corrida estava reservado aos dois pilotos da Aprilia Racing, com Maverick Viñales em crescendo nesta temporada a chegar pela primeira vez ao pódio com as cores da casa de Noale.

O espanhol, que partiu da 11º posição da grelha, mostrou estar cada vez mais competitivo com a RS-GP, conseguindo este domingo terminar na terceira posição. Ele que em Sachsenring já havia ‘ameaçado’ um bom resultado não fosse uma desistência forçada por problemas técnicos no sistema de ajuste da altura da suspensão traseira da sua moto.

Ainda assim, para os mais de 100 mil espectadores nas bancadas do circuito e para a história desta ronda do GP dos Países Baixos 2022 fica a espetacular prova de recuperação de Aleix Espargaró, que conseguiu vir do 15º até ao 4º lugar.

A história deste recital começa logo à 5ª volta. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) – que seguia na terceira posição – forçou uma ultrapassagem ao espanhol e acabou por cair e tocar no piloto da Aprilia, obrigando-o a ir à gravilha. O irmão mais velho dos Espargaró conseguiu manter-se em cima da moto e voltar ao asfalto, mas desceu para 15ª posição. A partir daí foi vermos um Aleix endiabrado a subir posições até ao final da corrida, tendo inclusive feito uma manobra de mestria na última curva ao deixar para trás em dose dupla Brad Binder e Jack Miller.

Aleix Espargaró chegou ao pit lane exausto, mas provavelmente terá feito a corrida mais espetacular da sua carreira, inclusive superando os méritos da sua primeira e única vitória em MotoGP, na ronda da Argentina.

Fabio Quartararo ainda voltou à corrida, mas com a moto danificada fez uma passagem pelas boxes e depois de breves palavras com os seus mecânicos voltou à pista. Contudo, poucas curvas depois viria a abandonar após ter sido cuspido da sua M1, num high-side raro do piloto francês, o que indicia ter tido origem em problemas na moto, possivelmente no controlo de tração, danificado após a queda que deu origem ao seu incidente com Espargaró.

Miguel Oliveira termina em 9º

De acordo com Francesco Guidotti, diretor desportivo da Red Bull KTM Factory, a melhoria das RC16 para esta ronda em Assen deveu-se sobretudo à adopção de um pacote de afinações semelhante ao utilizado no Qatar. E de facto os dois pilotos da KTM tiveram uma jornada mais competitiva e apelativa aos olhos da equipa e dos fãs. Brad Binder, que arrancou em 10º, fez uma corrida em bom ritmo e acabou por conseguir o seu segundo melhor resultado do ano (foi 2º no Qatar), ao terminar na 5ª posição.

Já Miguel Oliveira não teve tanta sorte. Ao dirigir-se para a sua 8ª posição da grelha de partida teve o infortúnio de perder a asa direita de apoio aerodinâmico da sua moto num inadvertido toque com a traseira da moto de Joan Mir. Isto foi o suficiente para condicionar toda a corrida ao piloto português, que no arranque acabou por perder duas posições e teve uma prova de luta com a aerodinâmica da sua RC16 durante as 26 voltas ao Circuito TT Assen, o que lhe ditaria a 9ª posição no final da contenda, a +8.325 do vencedor.

Resultados GP Países Baixos 2022

1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
2. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) + 0.444
3. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 1.209
4. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 2.585
5. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 2.721
6. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) + 3.045
7. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) + 4.340
8. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 8.185
9. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) + 8.325
10. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 8.596

MotoGP faz pausa de verão

Depois do Grande Prémio dos Países Baixos 2022 que outorgou a 11ª jornada do Mundial de Velocidade, o pelotão do MotoGP fará uma pausa de verão, tendo regresso marcado em Silverstone, a 7 de Agosto, para o Grande Prémio do Reino Unido.

Campeonato de MotoGP 2022

1 QUARTARARO Fabio FRA – 172pts
2 ESPARGARO Aleix SPA – 151pts
3 ZARCO Johann FRA  – 114pts
4 BAGNAIA Francesco ITA – 106pts
5 BASTIANINI Enea ITA – 105pts
6 BINDER Brad RSA – 93pts
7 MILLER Jack AUS – 91pts
8 MIR Joan SPA  – 77pts
9 RINS Alex SPA – 75pts
10 OLIVEIRA Miguel POR – 71pts