MotoGP 2022 – Paulo Oliveira esclarece ‘caso Tech3’

Paulo Oliveira, pai e manager de Miguel Oliveira, veio a público clarificar a notícia da eventual ida do #88 para a Tech3 na próxima época.

A notícia de ontem de que Miguel Oliveira pode, eventualmente, ser hipótese para a KTM na Tech3 em 2023 correu mundo e gerou uma onda de comentários especulativos na internet de tal ordem que Paulo Oliveira, pai e empresário do piloto português, acabou por vir a público, numa “conversa virtual” na rede social Instagram com o jornalista Rui Belmonte, no final do primeiro dia do Grande Prémio de Itália, para trazer mais alguma luz sobre o assunto, e de certa forma acalmar os ânimos de alguns fãs mais “inquietos”, em torno de uma informação que, apesar de trazer alguns indícios, não concretizou ou formalizou nada de substancial.

Dessa conversa concedida a Rui Belmonte ficámos a saber que, na realidade, continua tudo em aberto e nada está decidido sobre o futuro do português.

Paulo Oliveira, tendo em conta o ruído gerado em torno das notícias sobre o “caso Tech3”, explicou que “O conceito da KTM para com a Tech3 é de que não existem equipas satélite. São todos pilotos de fábrica. Por isso as peças são movíveis dentro das duas equipas KTM. Porque é o Miguel que vai para a Tech3 e não Brad Binder? Pode acontecer… Mas também não significa que não seja o Miguel… Também não está escrito em lado nenhum de que o Jack Miller vá para a equipa oficial. Porque não é ele a ir para a Tech3?”, começou por referir Paulo Oliveira.

E continuou: “Se foi oferecida a Tech3 ao Miguel, então foi oferecida, mas não significa que ele queira ir. Não significa que vá aceitar. Pode dizer que não quer continuar na KTM. Pode ter outras opções e sair. O mercado está como está. Não nos vamos precipitar. Temos de ter calma”, clarificou Paulo Oliveira, para demonstrar que, apesar do que tudo o que foi dito, opinado e comentado, nada está decidido.

O pai e empresário do piloto português não quis deixar passar a ocasião para sublinhar estupefação perante alguns ‘haters’ nas redes sociais e no impacto que isso pode causar nos visados.

Disse que já chegaram inclusivamente “Ao cúmulo de fazer ameaças de morte nas redes sociais do chefe de equipa e isso custa a acreditar. Isto é gravíssimo. Não consigo crer que o fazem, mas fazem. É inaceitável. E no caso dos haters do Miguel, para esses, digo que devem ponderar e perceber que nos próximos dez anos não vão ter nenhum outro português para apoiar no MotoGP”.

O pai do piloto de Almada referiu também que Miguel Oliveira “Vai ficar no MotoGP na próxima temporada com 90% das probabilidades. Está tudo alinhado para isso” – adiantou numa afirmação contida, mas revestida de convicção e tranquilidade.

Entretanto, sobre o mesmo assunto,  Pit Beirer, homem forte da KTM Motorsport, ao Motogp.com insistiu no final do dia de ontem de que nada está definido ainda, mas confirmou que falou ao português da eventualidade de este ficar com uma moto da Tech3 na próxima temporada: “Tivemos uma conversa interna, mas ele [Oliveira] não está confirmado para a Tech3,” disse Beirer ao MotoGP.com.

“Eu assumi ao Miguel Oliveira que estamos em conversações com outros pilotos e com isso quisemos ser transparentes. Isto porque pretendemos, só mais tarde, mais para final da temporada, decidir que pilotos vão ficar na equipa oficial, havendo por isso a possibilidade de ser ele a passar para a Tech3. Isto foi tudo que eu disse ao Miguel – para que ele desde já fique ciente dessa possibilidade. Disse-lhe claramente que lhe vamos fazer uma oferta (contrato), mas ele deveria estar aberto a aceitar uma dessas quatro vagas. Ele não ficou super feliz com essa informação. Por outro lado, recebi uma resposta muito positiva dele, dizendo que queria ficar com a KTM. Nesse caso, continuará sendo um piloto da KTM,” referiu Pit Beirer.

Contudo, Miguel Oliveira parece não ter tanta certeza de que continuará a ser um piloto da KTM na próxima temporada: “Ainda é um tema em aberto, para ser honesto,” disse ao Motogp.com, num artigo também publicado no final do primeiro dia de GP de Itália, um dia muito intenso ao nível das informações de novos contratos.

“É verdade que me ofereceram esta posição como hipótese, mas neste momento ainda estamos a analisar algumas outras opções e ainda está tudo em aberto. Então, espero que na próxima semana ou duas possamos chegar a uma conclusão sobre esse assunto,” referiu o português.

Questionado nessa mesma ocasião se dependeria de saber em qual equipa da KTM, Miguel respondeu rapidamente “Não”, ou se é uma questão de saber se vai ficar na KTM, disse “Também isso”, concluiu o português.

Note-se que, também ao motogp.com, Pit Beirer confirmou ontem que existem negociações com Pol Espargaró, Jack Miller e Alex Rins, e afiançou que formação da KTM deve ficar finalizada dentro de algumas semanas.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par da evolução desta e de outras notícias sobre Miguel Oliveira, bem como tudo sobre o MotoGP, em particular este fim de semana de corridas com o Grande Prémio de Itália em Mugello.

Foto de abertura: Vic Schwantz